O anime de Pokémon comemora 23 anos de vida nesta quarta-feira (1º) e ajudou a popularizar ainda mais a franquia criada pela Nintendo. Seu grande protagonista é Ash Ketchum, um jovem que tem o desejo de se tornar o maior mestre Pokémon de todos. Ele foi criado especialmente para a animação e é inspirado em Red, o treinador controlado pelo jogador em Pokémon Red & Blue, primeiro game da série.
A jornada de Ash é longa e cheia de altos e baixos e como sabemos, ela ainda continua em andamento, já que o anime da franquia parece ser interminável. Por conta disso, o treinador se tornou uma figura conhecida no mundo inteiro.
Abaixo, confira um resumo a respeito da vida e a história de Ash Ketchum no anime de Pokémon.
Aparência e personalidade
Ash Ketchum é o filho único de Delia Ketchum e viveu ao lado dela até os seus 10 anos de idade, época em que partiu para iniciar sua jornada como treinador Pokémon. Seu pai jamais foi apresentado aos fãs, mas pistas dão a entender que ele também era um treinador que partiu em sua jornada após o nascimento do protagonista e nunca retornou.
Uma característica peculiar de Ash é que apesar de o anime ser exibido há 23 anos, ela nunca mudou fisicamente, o que rendeu uma série de teorias afirmando que ele está em coma desde o primeiro episódio da série.
O protagonista também é conhecido por sua determinação e sua paixão por capturar e treinar seus Pokémon, além de ser extremamente leal a eles. Ash também é dono de um grande senso de justiça e otimismo.
No entanto, Ash Ketchum também ficou conhecido por ser um pouco inocente, o que já o colocou em situações complicadas, especialmente com a Equipe Rocket, além de ter sofrido com um complexo de inferioridade em relação ao seu rival, Gary. No entanto, conforme foi melhorando suas habilidades, deixou essa insegurança de lado.
Com relação a sua aparência, Ash Ketchum possui alguns traços peculiares, como seu cabelo, espetado para os lados, e uma espécie de raios que ficam embaixo dos seus olhos. Outra marca registrada do personagem é o seu boné, acessório que não deixa de usar e mudou suas versões com o passar do tempo.
Ash também sempre teve o costume de usar uma jaqueta de mangas curtas, calças e luvas. Apenas ao ir para Alola, continente conhecido por ter um clima mais quente, que o treinador optou por utilizar camiseta e bermuda, sem luvas nas mãos.
[irp posts=”91293″ name=”Pokémon Go lança evento especial para celebrar Dia da Mentira”]
Resumo da história de Ash
No dia em que iniciou sua jornada como treinador Pokémon, Ash Ketchum acordou atrasado e perdeu a chance de pegar seu monstrinho inicial com o Professor Carvalho. Por conta disso, teve de aceitar um Pikachu, que inicialmente, o rejeitou. Mas rapidamente os dois se tornaram melhores amigos e essa amizade continua até hoje.
Desde que iniciou sua jornada, Ash já percorreu todos os continentes que apareceram primeiramente nos games da franquia.
Além de Kanto, onde fica Pallet, sua cidade natal, o treinador já visitou Johto, as Ilhas Laranja, Hoenn, Sinnoh, Unova, Kalos, Alola e Galar, local retratado na atual temporada do anime.
Ash visitou todos esses continentes com o objetivo de derrotar seus líderes de ginásio e participar da Liga Pokémon. Relembre os resultados do protagonista abaixo.
- Kanto: eliminado nas oitavas de final
- Johto: eliminado nas quartas de final
- Hoenn: eliminado nas quartas de final
- Sinnoh: eliminado nas semifinais
- Unova: eliminado nas quartas de final
- Kalos: vice-campeão
- Alola: campeão
Para quem tem uma memória boa, Ash também se sagrou campeão da Liga das Ilhas Laranja, mas como esse não era um continente principal, há quem diga que não valeu.
Claro que nem todos os episódios do anime retrataram Ash e sua jornada aos oito ginásios de cada continente e subsequente participação nas ligas. Ele sempre conheceu outros treinadores e seus Pokémon e em todo episódio, também precisou interromper os planos da Equipe Rocket.
O protagonista também ganhou vários amigos ao longo de suas viagens pelos continentes de Pokémon. Misty e Brock são os exemplos mais famosos, mas também não podemos nos esquecer de personagens como Tracey, May, Max, Dawn, Iris, Cilan, Clemont, Bonnie, Serena, Lana, Kiawe, Lillie, Sophocles, Mallow e Go.
[irp posts=”91281″ name=”Pokémon: 7 curiosidades sobre o anime da franquia”]
Quantos Pokémon Ash já capturou?
Por fim, esse assunto já foi abordado no Ei Nerd, mas vamos te relembrar. De acordo com a Bulbapedia, Ash Ketchum já capturou 91 Pokémon diferentes. Clique aqui para conferir cada monstrinho.
A maior parte dos Pokémon de Ash Ketchum está sob os cuidados do Professor Carvalho. Os que foram capturados em Alola estão com o Professor Kukui.
Dois estão treinando sob a tutela de outros treinadores: Squirtle e Primeape. Já seis deles foram devolvidos à natureza pela protagonista: Buterfree, Pidgeot, Lapras, Greninja, Goodra e Naganadel, evolução de Poipole.
Como você viu, Ash também já teve um Raticate e um Aipom, mas optou por trocá-los. Quando estava em Johto, o protagonista capturou um Beedrill, que mais tarde, foi repassado para a treinadora Casey.
Seja o primeiro a comentar