Demorou 22 anos, mas o dia chegou: enfim, Ash Ketchum venceu a Liga Pokémon, que existe apenas no anime. No caso, a que é sediada pelo continente de Alola. O treinador mais famoso da franquia criada pela Nintendo já havia participado de outras competições semelhantes, onde colecionou algumas eliminações, apesar de ter “batido na trave” em uma ocasião recente.
Com isso em mente, relembre abaixo como foram todas as participações de Ash Ketchum nas Ligas Pokémon dos continentes da série.
Continente de Kanto – Liga Indigo – Ash caiu nas oitavas de final
A primeira Liga Pokémon que conhecemos no anime foi a de Indigo, abordada na primeira temporada da animação. Ela ficou conhecida por aceitar vários métodos de inscrição além das famosas insígnias dos ginásios do continente de Kanto.
Ash Ketchum teve de enfrentar nas oitavas de final seu amigo Ritchie após quase ser eliminado por não chegar a tempo para a batalha, após cair em uma armadilha da Equipe Rocket.
[irp posts=”81124″ name=”Ash Ketchum vence a Liga Pokémon pela 1ª vez em mais de 20 anos”]
O protagonista perdeu após decidir usar seu Charizard, que em um determinado momento, parou de obedecê-lo, costume que o famoso Pokémon tinha na época.
Apesar de não ter ido tão longe assim, Ash ainda se saiu melhor que o seu famoso rival, Gary Carvalho, que foi eliminado na fase anterior.
Essa foi a única liga que o anime não mostrou seu vencedor. Apenas sabemos que os três melhores foram dois homens e uma mulher.
Continente de Johto – Liga de Prata – Ash caiu nas quartas de final
A próxima participação de Ash Ketchum em uma Liga Pokémon foi na Liga de Prata do continente de Johto.
O desempenho do protagonista foi um pouco melhor nesta ocasião. Ele conseguiu chegar até as quartas de final. Ele acabou vencido por Harrison, após seu Blaziken derrotar o Charizard de Ash. E novamente, se saiu melhor que seu rival, Gary, que foi eliminado novamente na fase anterior.
O vencedor dessa liga foi o treinador Jon Dickson.
Continente de Hoenn – Liga Ever Grande – Ash caiu nas quartas de final
A terceira participação de Ash em uma Liga Pokémon foi na de Ever Grande, sediada pelo continente de Hoenn.
Assim como em Johto, o protagonista parou nas quartas de final da competição. Nesta ocasião, seu querido Pikachu foi derrotado pelo Meowth de Tyson, que mais tarde, se sagrou campeão dessa competição.
Continente de Sinnoh – Liga Lírio do Vale – Ash caiu nas semifinais
Sinnoh é a sede da Liga Lírio do Vale. E em sua quarta participação em uma liga, Ash Ketchum teve o seu melhor desempenho até então: chegou até as semifinais.
O protagonista acabou enfrentando Tobias, competidor que conseguiu a façanha de derrotar os líderes de ginásio e demais competidores da liga apenas com o seu Darkrai. Ash conseguiu vencer o poderoso Pokémon do seu oponente. Só que não sabia que ele ainda tinha uma carta na manga: Latios.
Pikachu ainda conseguiu derrotá-lo, mas também foi nocauteado, o que fez Tobias ser declarado o vencedor. Mais tarde, o treinador também acabou vencendo a Liga Lírio do Vale.
Continente de Unova – Liga Vertress – Ash caiu nas quartas de final
A participação seguinte de Ash em uma liga veio no continente de Unova, na Liga Vertress.
Pela terceira vez, o protagonista foi eliminado nas quartas de final. Desta vez, após o Lucario do seu oponente Cameron derrotar Pikachu, que novamente, foi o Pokémon final de Ash no embate.
O campeão da Liga Vertress foi Virgil, que derrotou Cameron nas semifinais.
Continente de Kalos – Liga Lumiose – Ash foi vice-campeão
Na Liga Lumiose, do continente de Kalos, Ash conseguiu chegar até a final de uma Liga Pokémon pela primeira vez o que mostrou como que ele evoluiu como treinador com o passar dos anos (apesar de sabermos que ele ainda tinha 10 anos de idade, segundo a série).
Na grande final, Ash teve de encarar Alain. No final, o protagonista conseguiu realizar o chamado Fenômeno da Ligação com seu Greninja, o que deixou o Pokémon mais poderoso, enquanto que seu oponente usou a Mega Evolução para fazer seu Charizard se transformar em Mega Charizard.
[irp posts=”80739″ name=”Pikachu derrota monstro lendário em anime de Pokémon; veja”]
Após uma batalha épica que durou um episódio inteiro, o Mega Charizard de Alain derrotou o Greninja de Ash, o que o transformou no campeão da Liga Lumiose.
Continente de Alola – Liga Manalo – Ash, enfim, campeão!
Eis que após seis participações em Ligas Pokémon, Ash Ketchum, enfim, conseguiu se sagrar campeão! No caso, da competição que é sediada no continente de Alola.
No episódio, que acabou de ser exibido no Japão, Ash, enfim, conseguiu derrotar Gladion, que se tornou seu rival no continente de Alola, algo que ainda não havia feito no decorrer desta temporada de Pokémon.
Bônus – Ilhas Laranja – Liga Laranja – Ash também foi campeão
Para terminar, você que tem uma memória boa deve se lembrar que sim, Ash Ketchum já havia vencido uma Liga Pokémon anteriormente no anime. No caso, a Liga Laranja.
Essa liga se tornou conhecida por que seus líderes de ginásio prezavam a interação do treinador com seus Pokémon, por meio de desafios, do que as batalhas propriamente ditas. Por exemplo, a líder Cissy, da Ilha Mikan, tinha como desafio uma corrida de surfe; enquanto que Danny, da Ilha Navel, exigia que o seu desafiante construísse um tobogã de gelo para uma corrida.
No final das contas, para vencer Drake, o líder supremo da Liga Laranja, era preciso derrotá-lo em uma batalha tradicional de Pokémon. Ash se sagrou campeão após seu Pikachu nocautear o Dragonite do oponente.
Como essa competição não existe nos games da franquia e não ocorreu em um dos continentes principais, há quem diga que ela “não valeu”. Mas se você quiser considerar que a vitória de Ash em Alola foi, na verdade, o segundo título do protagonista em uma Liga Pokémon, também não há problema.
Seja o primeiro a comentar