Ashly Burch se pronuncia sobre a IA de Aloy após vazamento da Sony

William Prado

Ashly Burch se pronuncia sobre a IA de Aloy após vazamento da Sony

Recentemente, um vazamento na internet revelou um experimento da Sony que mostra uma versão de Aloy, protagonista de Horizon Zero Dawn, gerada por inteligência artificial (IA).

O vídeo gerado por IA causou polêmica, e Ashly Burch, a atriz responsável pela voz e captura de movimentos de Aloy, se manifestou sobre o ocorrido, esclarecendo alguns pontos importantes.

Em uma declaração oficial, Burch afirmou que nem ela, nem o estúdio Guerrilla Games, foram envolvidos no experimento da PlayStation Sony IA, deixando claro que o projeto não está em desenvolvimento.

Ela também fez questão de frisar que seus dados faciais e sua voz não foram usados na criação do protótipo de IA exibido no vídeo vazado.

O vídeo, que foi retirado do YouTube após ser derrubado por questões de direitos autorais, mostra um engenheiro de software conversando com uma Aloy gerada por IA, usando tecnologia avançada da Sony.

Entre as ferramentas utilizadas estão o OpenAI Whisper para transcrição de fala, o sistema de Síntese de Voz Emocional da Sony e a Mockingbird para animação facial, resultando em uma versão digital da personagem surpreendentemente realista.

Apesar do avanço da tecnologia, Ashly Burch expressou seu desconforto com a possibilidade de a IA substituir os profissionais de dublagem e interpretação.

“Eu me sinto preocupada com esta forma de arte. A atuação em games é uma arte… Estamos em greve… Porque sabemos que as empresas de jogos querem usar essa tecnologia, e estamos pedindo proteções, afirmou a atriz em um vídeo publicado nas redes sociais.

Além disso, Burch destacou o potencial perigo de os artistas não terem controle sobre como suas performances digitais podem ser usadas.

“Eu só imagino um vídeo como esse sendo lançado, com a performance de alguém vinculada a ele. E se perdemos essa batalha, essa pessoa não teria nenhuma proteção. Não haveria como contestar… Isso me assusta”, completou.

A atriz, que sempre demonstrou seu amor pela indústria de games, fez um apelo por um acordo que estabeleça regras claras para o uso da IA nas performances de atores.

“Espero que possamos chegar a um acordo para estabelecer regras claras sobre o uso da IA nas performances e continuar com a arte que existe há décadas”, concluiu.

A greve dos dubladores, apoiada pela SAG-AFTRA, tem como principal objetivo garantir que os direitos dos artistas sejam respeitados diante do uso crescente de IA no setor de entretenimento.

O incidente envolvendo a Sony e o vazamento do vídeo reforça ainda mais a necessidade de discussões sobre regulamentações éticas em relação ao uso de tecnologias avançadas no mercado de jogos e filmes.

FONTE: ComicBook

VEJA MAIS Ashly Burch Sony
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA