‘Assassin’s Creed’: como seria o jogo cancelado após polêmica com Yasuke em Shadows?

Cheyna Corrêa (Texto: André Luiz Fernandes)

‘Assassin’s Creed’: como seria o jogo cancelado após polêmica com Yasuke em Shadows?
Divulgação: Ubisoft

Todo mundo se lembra da polêmica envolvendo Assassin’s Creed: Shadows na época de seu lançamento, por conta da divergência de opiniões a respeito do samurai negro Yasuke. O que nem todos sabem é que o sentimento negativo foi tão grande que fez a Ubisoft cancelar um novo projeto da franquia que poderia gerar ainda mais discussões.

De acordo com o Game File, o próximo projeto da Ubisoft depois de Shadows seria um novo capítulo de Assassin’s Creed ambientado no período da Guerra Civil Americana. O jogo se passaria, mais especificamente, no chamado período de reconstrução, entre as décadas de 1860 e 1870.

O protagonista deveria ser um homem negro, que teve um passado como escravizado no sul dos Estados Unidos e se mudou para a região oeste do país quando obteve a liberdade. Treinado pela Irmandade dos Assassinos, ele retornaria então para o sul, onde ficam os chamados Estados Confederados, o “outro lado” da Guerra Civil Americana.

Em sua busca por justiça, o novo assassino procuraria se vingar de senhores de escravos, fazendeiros, traficantes de pessoas e enfrentaria até mesmo o que seria um embrião da Ku Klux Klan, uma organização que existe no mundo real e defende a supremacia branca nos Estados Unidos. Ou seja: se a polêmica foi grande com Yasuke no Japão Feudal, imagine como seria.

O tema da Guerra Civil Americana é controverso até hoje, já que muitos dos antigos Estados Confederados ainda utilizam bandeiras e símbolos da época, além de defenderem alguns de seus princípios – que incluíam a manutenção da mão de obra escravizada africana. A Ku Klux Klan também está na ativa até hoje e, embora tenha perdido força, ainda tem adeptos e simpatizantes.

Depois de tudo o que aconteceu no lançamento de Assassin’s Creed: Shadows, a Ubisoft preferiu não correr o risco de receber mais publicidade negativa. O clima de instabilidade política vivido nos Estados Unidos também não colaborou e a ideia deve seguir engavetada, ao menos por enquanto.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA