Em uma noite deslumbrante, a 96ª cerimônia do Oscar premiou os melhores filmes de 2023, mas também ajudou a lembrar que o ano não foi dos melhores para o cinema de super-heróis e para a Marvel.
- SEMANA DO CONSUMIDOR! Vem aí uma das épocas do ano mais esperadas por quem adora uma economia: clica aqui e já vai conferindo as ofertas! Começou nessa segunda-feira (dia 11 de março).
Tendo sido um dos piores anos de sua história, o Universo Cinematográfico Marvel (UCM) ainda conseguiu marcar presença com duas indicações, mas não levou nenhuma estatueta pra casa.
Em uma jornada que levou os fãs às lágrimas e aos risos, Guardiões da Galáxia Vol. 3 representou o capítulo final dos amados heróis do cosmos da Marvel.
Apesar de o filme ter sido um marco na bilheteria global, sendo a maior arrecadação da Disney no último ano e um dos pontos altos da Fase 4 da Marvel Studios, a Academia não lhe conferiu o reconhecimento esperado no Oscar 2024.
A única indicação que o filme recebeu foi na categoria de Melhores Efeitos Especiais, onde o desfecho dos Guardiões competiu por uma das estatuetas mais cobiçadas da noite.
Entretanto, contra todas as expectativas, o grande vencedor foi Godzilla Minus One (que também foi a primeira indicação na história de 70 anos da franquia), deixando a Marvel novamente sem reconhecimento nessa categoria específica, apesar da inovação e qualidade visual apresentada em Guardiões da Galáxia Vol. 3.
O resultado não deixa de ser uma surpresa, principalmente considerando o quão excepcionais e fora da curva foram os efeitos visuais empregados para dar vida às aventuras espaciais dos Guardiões. A equipe de efeitos especiais por trás do filme elevou o padrão, criando momentos que ficarão gravados na memória do público.
Godzilla Minus One, por outro lado, foi uma grande zebra – visto que foi realizado com um orçamentobaixíssimo para os padrões de Hollywood, principalmente se comparado com o dos outros concorrentes na categoria.
Aranhaverso no Oscar 2024
O outro indicado, na verdade, é uma produção da Sony – que detém os direitos de produção de personagens relacionados ao Homem-Aranha.
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso era um grande favorito na categoria Melhor Animação, mas perdeu para O Menino e a Garça, do renomadíssimo Hayao Miyazaki.
O ator que dá voz ao protagonista Miles Morales, inclusive, também protagonizou uma polêmica assim que o vencedor da categoria foi anunciado. Ele usou as redes sociais para demonstrar indignação e afirmou que seu filme foi “roubado”.
Shameik Moore, então, expressou arrependimento alguns minutos depois, após ver a repercussão do comentário.
“Respeito aos vencedores. É verdade, sou definitivamente um mau perdedor, mas nós não perdemos, o Aranhaverso impactou MUITAS vidas, podemos não ter sido reconhecidos esta noite, mas a vida continua”, escreveu.
A discussão também trouxe à tona a postura de outros membros da equipe de Através do Aranhaverso, como Christopher Miller, corroteirista do filme, cuja reação à derrota foi destacada por um fã. “Bem, se você vai perder, é melhor perder para o maioral”, havia tuitado Miller, evidenciando uma aceitação esportiva do resultado.
Em resposta, Moore retuitou o comentário do fã, estendendo suas desculpas pela reação inicial: “Você está certo, honestamente, toda a equipe do Aranhaverso é muito esportiva. Muito profissionais e estou animado para ver o que vai acontecer. Sou jovem e um lutador, então perdoe minha natureza. Parabéns aos vencedores”.
O primeiro filme da franquia Aranhaverso venceu a categoria no Oscar de 2019.
Marvel: Vingadores se encontram no tapete vermelho
Em um curioso momento que chamou a atenção, Robert Downey Jr. (eternamente lembrado como o Homem de Ferro), Chris Hemsworth (o deus nórdico Thor) e Elsa Pataky (esposa de Chris, que deu vida à Wolf Woman em Thor 4) se encontraram no tapete vermelho.
Robert Downey Jr. marcou presença para disputar – e ganhar! – o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante graças à sua performance em Oppenheimer, um dos filmes mais falados da temporada e que acabou ganhando sete estatuetas do Oscar.
A expectativa em torno da nomeação de Robert Downey Jr. era enorme, dada a trajetória de sucesso dele tanto dentro quanto fora do universo Marvel. Ele compareceu à cerimônia acompanhado da esposa, a produtora Susan Downey.
Veja:
Chris Hemsworth, Elsa Pataky, Susan Downey and Robert Downey Jr. at the 2024 #Oscars pic.twitter.com/VHkuyG3p8K
— Film Updates (@FilmUpdates) March 10, 2024
- SEMANA DO CONSUMIDOR! Vem aí uma das épocas do ano mais esperadas por quem adora uma economia: clica aqui e já vai conferindo as ofertas! Começa na segunda-feira (dia 11 de março).
Seja o primeiro a comentar