O ator e comediante britânico Lenny Henry será homenageado no prestigiado Festival de TV de Edimburgo, que acontece em agosto, com um prêmio por “conquistas excepcionais” ao longo da carreira.
O “Martin Tenbones” do seriado Sandman, e o “Cabeça Encolhida” do filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban será reconhecido por uma carreira de 50 anos “que ajudou a moldar o panorama da televisão e da cultura britânicas”, anunciou o festival.
Ao longo de cinco décadas, Henry participou de outras produções marcantes, como O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, Broadchurch, The Syndicate, Chef! e The Witcher: A Origem. Nos palcos, brilhou em peças como The Comedy of Errors no National Theatre, Fences no Duchess Theatre e A Resistível Ascensão de Arturo Ui no Donmar Warehouse.
Além do talento diante das câmeras e nos palcos, Lenny Henry se destaca por seu ativismo. Fundador da produtora Esmerelda, ele é uma das vozes mais atuantes em prol da diversidade e inclusão na indústria audiovisual. Sua atuação inclui a criação do Centro de Diversidade na Mídia, na Birmingham City University, e o co-fundador da icônica Comic Relief, que arrecadou mais de £1 bilhão (cerca de R$ 7 bilhões) para causas sociais desde 1985.
Com bom humor característico, Henry agradeceu a homenagem:
Gostaria de agradecer ao Festival de TV de Edimburgo e a todos os envolvidos por essa honra magnífica. Estou muito honrado em recebê-la e vou vestir um kilt e ir sem nada por baixo para comemorar. Excelsior. Muito amor.
A cerimônia de premiação contará também com uma homenagem inédita à roteirista e produtora Shonda Rhimes, criadora de sucessos como Bridgerton e Grey’s Anatomy, que será a primeira a receber o título de “Fellow” do evento.
Entre os indicados deste ano estão as séries Adolescence, Ruptura (Severance) e Baby Reindeer, que concorrem em diversas categorias. A apresentação ficará a cargo do ator e comediante Nick Mohammed.




Seja o primeiro a comentar