Atriz Joan Plowright, de ‘Dennis, o Pimentinha’ e ‘101 Dálmatas’, morre aos 95 anos

Gabriel Leyvison

Atriz Joan Plowright, de ‘Dennis, o Pimentinha’ e ‘101 Dálmatas’, morre aos 95 anos

A renomada atriz britânica Joan Plowright, conhecida por seu trabalho no cinema e no teatro, faleceu aos 95 anos. A notícia foi confirmada por sua família à BBC, que declarou estar “muito orgulhosa de tudo o que Joan fez e de quem ela era como um ser humano amoroso e profundamente inclusivo“. A causa da morte não foi divulgada.

Plowright marcou sua carreira com atuações memoráveis, tanto no palco quanto nas telonas. No teatro, foi uma das grandes estrelas da Inglaterra, tendo recebido um Tony Award por sua atuação em “A Taste of Honey”, de Shelagh Delaney.

Já no cinema, ganhou destaque em Hollywood, com uma indicação ao Oscar pelo filme “Um Sonho de Primavera” (1991).

Entre seus papéis mais conhecidos, Plowright participou de sucessos como “Dennis, o Pimentinha” (1993), “101 Dálmatas” (1996) e “O Último Grande Herói” (1993).

Sua filmografia também inclui obras notáveis como “A Letra Escarlate” (1995), “Jane Eyre” (1996), “Chá com Mussolini” (1999), “Dinossauro” (2000), “A Casa Caiu” (2003) e “As Crônicas de Spiderwick” (2008).

Nos últimos anos, Joan Plowright viveu em sua propriedade em Sussex, Inglaterra, onde, segundo sua família, passou o tempo “com visitas constantes de amigos e família, anos repletos de risos e boas memórias“.

Durante sua última década de vida, ela enfrentou problemas de saúde e perdeu a visão, ficando cega.

Plowright iniciou sua formação artística na prestigiada Old Vic Theatre School. Sua carreira foi marcada por colaborações com grandes nomes do teatro, como Orson Welles, John Osborne e o já citado Shelagh Delaney.

O sucesso em Hollywood veio especialmente após sua atuação em “Um Sonho de Primavera”, dirigido por Mike Newell, em 1991. A partir desse papel, sua presença no cinema internacional se consolidou.

Joan Plowright deixa um legado significativo tanto no teatro quanto no cinema, sendo lembrada por sua habilidade como atriz e por suas contribuições à arte.

Fonte: O Globo

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA