Coringa, hiena e mais: os melhores easter eggs e referências de Aves de Rapina

Augusto Ikeda

Coringa, hiena e mais: os melhores easter eggs e referências de Aves de Rapina

Aves de Rapina já está em exibição nos cinemas e retratou tanto a prometida emancipação da Arlequina presente no título quanto a formação da equipe de mesmo nome dos quadrinhos da DC. Como acontece em qualquer outro filme do gênero, ele conta com vários easter eggs e referências ao material de origem.

Alguns são fáceis de identificar, enquanto que outros podem ter passado batido pelos fãs, mas estão lá. Assim, confira abaixo quais são os principais easter eggs e referências presentes em Aves de Rapina.

Atenção: spoilers abaixo

O traje original da Arlequina

Nos cinemas, a Arlequina foi apresentada aos fãs com marias-chiquinhas e meias fishnet, mas aquele famoso traje original que ela usou na série animada do Batman deu as caras no filme.

Naquela sequência animada que retrata as origens da personagem, a Arlequina revelou que usou o traje assim que completou sua transformação, após mergulhar no tanque de compostos químicos da Ace Chemicals (já falaremos mais sobre ela).

Bernie, o Castor e Bruce, a Hiena

Como o filme deu bastante foco à figura da Arlequina, Aves de Rapina não se esqueceu de retratar Bernie, o Castor e Bruce, a Hiena.

Nos quadrinhos, o primeiro se trata de um castor empalhado que a Arlequina está convencida que ele pode falar e é um dos seus principais amigos. Já o segundo é uma clara referência às duas hienas que ela tem na animação e nos quadrinhos, que se chamam Bud e Lou. No filme, o animal se chama Bruce, em referência a Bruce Wayne.

[irp posts=”89356″ name=”Aves de Rapina conta com referência ao primeiro filme dos Vingadores”]

Harley patinadora

Após terminar seu relacionamento com o Coringa, a Arlequina se torna parte de uma equipe de roller derby – e esse momento é outra referência aos quadrinhos.

A Arlequina apareceu vestida de patinadora pela primeira vez na edição #1 de sua HQ solo em 2013, época em que se mudou para Nova York e começou a patinar. Seu uniforme é o de número 92, uma clara referência à série animada do Batman, que começou a ser exibida em 1992 e onde ela foi apresentada aos fãs.

Ace Chemicals e Janus Cosmetics

Aves de Rapina também fez menção a duas empresas famosas dos quadrinhos da DC: a Ace Chemicals e a Janus Cosmetics.

No caso da primeira, se trata do local em que o Coringa e a Arlequina se transformaram – e a Arlequina o destruiu para marcar o fim do seu relacionamento com o vilão.

Já a segunda empresa é a mesma que era controlada pela família do Máscara Negra nos quadrinhos e é uma espécie de parente da Ace Chemicals. No material de origem, ela trabalha com cosméticos, mas no filme, parece estar envolvida com o setor imobiliário.

Ironicamente, durante todo o filme, os prédios com a logo da Janus aparecem com “J” tapado, o que fez o público ver apenas a palavra “anus.”

Pôster do Capitão Bumerangue

Como a Arlequina apareceu pela primeira vez no filme do Esquadrão Suicida, nada mais natural que uma referência à equipe de vilões, não é mesmo?

A principal referência se trata de um pôster de procurado com o rosto do Capitão Bumerangue. A Arlequina o vê e logo reconhece o ex-colega de equipe, ao dizer “conheço esse cara.”

Também existem outras referências ao esquadrão, como o famoso traje que a Arlequina usou no filme e uma espada katana que estava em seu apartamento, uma clara referência à personagem Katana.

Morte dos pais do Batman

Há uma cena em que a Arlequina diz que conhece a parte leste de Gotham melhor do que qualquer pessoa.

Para quem não sabe, a parte leste de Gotham é conhecida por ser a mais pobre da cidade e tem altos índices de violência. Foi justamente por lá que Thomas e Martha Wayne, pais do Batman, foram assassinados.

Por falar no Batman, na cena pós-créditos do filme, a Arlequina ia revelar aos fãs um segredo sobre o herói, mas a cena foi interrompida antes que ela fizesse a revelação.

Canário Negro e a Caçadora

aves de rapina

A Canário Negro e a Caçadora foram duas figuras importantes em Aves de Rapina, apesar de não terem tido o mesmo destaque da Arlequina. No entanto, o filme também fez referências às duas personagens nos quadrinhos.

No caso da Canário Negro, Aves de Rapina revela que ela herdou seus poderes da mãe. Nos quadrinhos, a personagem ficou tanto tempo jovem e ativa que a DC precisou revelar aos fãs que se tratavam de duas personagens distintas, que eram mãe e filha.

Já para a Caçadora, o filme adaptou sua origem a partir da série limitada Batman/Huntress: Cry for Blood: ela era integrante da família Bertinelli e viu todos os seus parentes serem mortos por uma gangue rival.

As duas heroínas ainda aparecem usando trajes bem fieis aos dos quadrinhos em sua cena final.

[irp posts=”89346″ name=”Aves de Rapina: entenda o final do filme e suas consequências para os filmes da DC”]

Coringa

aves de rapina

Por mais que a Arlequina queira deixar seus dias com o Coringa no passado, Aves de Rapina também fez referências ao vilão.

A principal delas está presente no parque de diversões abandonado em que a equipe foi formada repentinamente. Uma das janelas possui uma pichação “HAHAHAHA”, escrita no mesmo estilo daquela tatuagem usada pelo vilão.

Hera Venenosa

Para terminar, Aves de Rapina também conta duas menções à Hera Venenosa, amiga e até mesmo um interesse amoroso da Arlequina nos quadrinhos da DC.

A primeira vem logo no início. Na animação sobre a vida da protagonista, descobrimos que ela já se apaixonou por uma mulher, que lembra bastante a famosa inimiga do Batman.

Já a segunda acontece na cena em que Renee Montoya é suspensa da polícia por um policial chamado Tim Munroe. Esse é o mesmo nome de um homem que matou um órfão que a Hera Venenosa estava protegendo nos quadrinhos.

Ei nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Aves de Rapina
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA