Baby Yoda nas prequels de ‘Star Wars’? Veja como isso quase aconteceu

Cheyna Corrêa (Texto: André Luiz Fernandes)

Baby Yoda nas prequels de ‘Star Wars’? Veja como isso quase aconteceu
Imagem: Lucas Film

Provavelmente o personagem de Star Wars mais famoso dos últimos anos é o pequeno Grogu, que muita gente ainda chama pelo apelido Baby Yoda. Ele surgiu em 2019, na primeira temporada de The Mandalorian, mas o conceito poderia ter aparecido ainda em 2005, embora de uma forma um pouco mais inusitada – e certamente não tão fofa.

O apelido Baby Yoda tem uma origem óbvia: foi só na segunda temporada de The Mandalorian que o pequeno revelou seu nome, Grogu, através da Força, em conversa com Ahsoka Tano, já que o personagem não fala e Din Djarin parece não ter acesso aos poderes Jedi. Mas antes que isso acontecesse, o que todos sabiam é que se tratava de um bebê da mesma raça, de origem desconhecida, do Mestre Jedi Yoda.

O conceito deu muito certo e a fama de Grogu só cresceu ao longo dos anos. Mas uma ideia similar quase foi utilizada ainda nas prequels, mais precisamente em Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith.

“O neném não é neném”

As coisas poderiam ter sido bem diferentes em A Vingança dos Sith. Na versão novelizada do filme, escrita por Matthew Stover, ficaram algumas cenas iniciais que acabaram sendo cortadas do filme, e é aí que podemos ver a quase-estreia de um Baby Yoda um tanto mais literal. Ela aconteceria durante a execução da Ordem 66, dada pelo Chanceler e Imperador Palpatine, para executar todos os Jedi.

Na cena do livro, Obi-Wan Kenobi e Yoda retornam ao Templo Jedi de Coruscant para encontrar soldados clones vestidos de Jedi, para enganar sobreviventes. A dupla de mestres resolve contra-atacar com a mesma moeda, usando disfarces. Obi-Wan se veste como um mendigo corcunda e aparece na entrada do templo segurando o que parece ser um bebê em seu colo. Exatamente.

Em uma cena com alto potencial cômico, Yoda então iria sacar seu pequeno sabre de luz verde e os Jedi começariam a lutar contra os soldados, entrando assim no templo. No filme, não há disfarce algum: a dupla enfrenta dezenas de inimigos e abre caminho de força forçada para dentro do prédio, apenas para descobrir os younglings mortos por Anakin Skywalker, agora Darth Vader.

Baby Yoda e Grogu

A cena chegou a ser filmada, mas não teve seu CGI concluído e acabou cortada. O motivo da exclusão é bem óbvio: seria um momento engraçado durante um evento catastrófico e sério, o extermínio dos Jedi. O tom era muito diferente e foi decidido que seria melhor deixar a brincadeira de fora.

Se tivesse acontecido, a cena provavelmente arrancaria risadas, mas ficaria deslocada. Mais do que isso, com esse “Baby Yoda”, talvez Grogu nunca teria existido, já que soaria como uma ideia reciclada. Felizmente para Din Djarin, a criança apareceu em The Mandalorian e mudou sua vida para sempre, além de ser, obviamente, muito fofo – e rentável para a Disney.

Grogu volta a aparecer em The Mandalorian & Grogu, filme que encerra a aventura da dupla e será a primeira produção de Star Wars no cinema em 7 anos. O lançamento está marcado para 21 de maio de 2026.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA