Bane se prepara para quebrar o Batman em ‘Absolute Batman #11’

Andre Cananea (Texto: Felipe Mennucci)

Bane se prepara para quebrar o Batman em ‘Absolute Batman #11’

Na edição anterior de Absolute Batman, Bruce Wayne foi preso no Ark-M (o equivalente ao Asilo Arkham do Universo Absolute) enquanto tentava resgatar seu amigo, Waylon Jones, de lá.

Após vários dias de torturas constantes, o herói conseguiu escapar da instalação junto com Waylon, que foi transformado literalmente em um Crocodilo.

Vale destacar que durante esse longo período, Wayne foi constantemente vigiado e derrotado por Bane, além de ter sido submetido a algum tipo de procedimento cirúrgico similar ao do vilão.

A edição mais recente da série, a 11ª, começa com Alfred narrando para Bruce a origem de Bane. Porém, ao que tudo indica, Pennyworth e Batman não estão no mesmo lugar, e essa narrativa funciona como se Alfred estivesse escrevendo uma carta para seu aliado.

As origens de Bane

Descobrimos que Bane nasceu na ilha de Santa Prisca, um país fictício da América Central que é fruto de disputas de várias nações estrangeiras. Ele é filho do líder de um grupo revolucionário local conhecido como Cielos Libres.

O pai do garoto mostrava a ele a bandeira do grupo, cujo símbolo é o do pássaro conhecido como Quetzal, uma ave que morre se for colocada em cativeiro.

O líder revolucionário constantemente dizia ao filho que quando o país fosse libertado, o pássaro voaria livre. Ele também perguntava a Bane se o menino conseguia visualizar o pássaro voando livremente.

Mas o jovem Bane via apenas uma ave branca pegando fogo, e com as costas na forma de uma caveira.

Bane na prisão

Um tempo depois, os membros do Cielos Libres são derrotados e levados para a prisão de Peña Duro. Lá, Bane sobrevive junto com seu pai durante 11 longos anos.

Eventualmente, os revolucionários elaboram um plano e conseguem controlar a prisão. Ao saírem de Peña Duro, eles descobrem que a ilha está sob nova direção, mais especificamente, o país está sob o controle de um misterioso homem vestido de branco.

Enquanto caminham para se encontrar com o novo dono de Santa Prisca, Bane recebe do pai uma máscara feita com a bandeira de Cielos Libres, e que representa o Quetzal. É essa máscara que o vilão usa desde sua introdução em Absolute Batman.

Bane se encontra com o homem de branco, que na verdade é o Coringa do Universo Absolute. Essa versão do vilão nunca ri de fato (apenas oferece pequenos sorrisos forçados), e, pelo menos por enquanto, não tem a aparência de “palhaço” que conhecemos.

Dois icônicos vilões conversam

Os dois icônicos vilões conversam, e após algum tempo, o Coringa deixa a ilha. Não sabemos o que foi dito e combinado entre os dois, mas assim que a conversa acaba, Bane mata o próprio pai.

Em seguida, o vilão torna-se um agente do Coringa, e é submetido ao experimento que injeta a droga Veneno no seu corpo. 

Revela-se que a droga, além de aumentar a força física do indivíduo, também aumenta enormemente sua capacidade cognitiva e intelectual. Isso faz com que Bane seja capaz de memorizar inúmeros tipos de conhecimentos (incluindo todas as formas de combate conhecidas pelo homem).

Também é revelado que outras pessoas foram submetidas ao mesmo experimento, mas apenas três sobreviveram (o Exterminador, KGBesta e Ra´s Al Ghul), sendo que essas três pessoas nunca chegaram a passar pelo procedimento completo.

Depois disso, acompanhamos um conjunto de cenas impactantes, onde Bane entra em Gotham e confronta-se com Batman.

Durante a luta, o vilão pega o machado que o Homem-Morcego tem guardado na roupa (no local onde fica o símbolo do morcego), decepa os braços do herói, e, usando a base da arma, arrebenta o crânio do Batman.

Em seguida, Bane leva o Homem-Morcego de volta ao Ark-M, para que o herói seja submetido ao processo de injeção de Veneno. A intenção do vilão é fazer com Batman o mesmo que foi feito com o próprio Bane anos atrás.

Rumo à Santa Prisca

A narrativa de Alfred então segue para Santa Prisca, onde descobrimos que o país está em paz e prosperando sob a proteção de Bane. Além disso, o vilão é casado, e tem dois filhos pequenos.

Porém, ao final da edição, Alfred mostra que o confronto que vimos entre Bane e Batman foi apenas hipotético. Basicamente, essas cenas serviam para mostrar o que o vilão faria com o Homem-Morcego caso ele realmente decidisse “quebrá-lo”.

Ao invés disso, Bane vai atrás dos amigos de infância de Bruce (Harvey Dent, Edward Nygma e Oswald Cobblepot), com a intenção de quebrar seu inimigo de uma forma mais psicológica.

A edição termina com Bane invadindo o ginásio onde Waylon Jones treinava, e se “encontrando” com Oswald, Harvey e Edward.

A história serve como uma grande homenagem e reanálise da clássica saga “A Queda Do Morcego”. Há várias similaridades, mas também inúmeras diferenças na adaptação das origens de Bane no Universo Absolute.

Absolute Batman #11 tem roteiros de Scott Snyder e desenhos de Clay Mann. A edição foi publicada nos EUA em 20 de agosto de 2025. 

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA