O Instagram oficial da DC publicou uma arte de uma nova HQ do Batman. O problema é que a imagem se tornou o centro de uma polêmica envolvendo Hong Kong e os protestos que ocorrem no país.
A nova história é escrita pelo veteraníssimo Frank Miller e ilustrada pelo brasileiro Rafael Grampá. A DC acabou apagando a publicação, o que complicou ainda mais a situação.
[irp posts=”84999″ name=”Robert Pattinson vê Batman como ‘pessoa problemática’ e explica o porquê”]
A arte mostra uma versão diferente do Batman arremessando um coquetel molotov, acompanhada da frase “The Future Is Young” (“O Futuro é Jovem”). Logo após a publicação, pessoas começaram a se manifestar a favor dos protestos em Hong Kong, mas a DC excluiu a publicação, o que causou revolta entre esses mesmos apoiadores.
Confira a arte:
[Artwork] The future is young. The Dark Knight Returns: The Golden Child out 12/11. #DCBlackLabel
by inDCcomics
Em outras postagens, muitas pessoas reclamaram pela exclusão do post.
“Se isso for por medo de pressão da China, ficarei muito desapontado com vocês. Apesar do Batman ser apenas um personagem dos quadrinhos, esse comportamento mancha a coragem e responsabilidade dos heróis. No fim, vocês são apenas uma empresa sedenta pelos dos ganhos de Bruce Wayne, não são?”, disse um fã.
“Sou de Hong Kong e um fã dos quadrinhos da DC desde a infância. Aquela capa da nova edição do Batman me iluminou com um pouco de esperança para continuar lutando essa guerra injusta por liberdade, e você, DC, a deletou por causa da China?”, questionou outra pessoa.
A DC ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.
Sobre o Batman
Um dos personagens mais importantes da DC e da cultura pop como um todo, o Batman é um herói que vive no imaginário até mesmo do público que não é ligado aos quadrinhos, séries e filmes.
Trata-se de um ícone, status que alcançou ao longo de seus 80 anos de existência, desde a primeira HQ de Bob Kane e Bill Finger, até os filmes milionários da DC.
O arquétipo do Homem-Morcego foi repetido à exaustão antes e depois de sua criação: Bruce Wayne é um homem rico e solitário, que vive uma vida aparentemente extravagante.
Só que tudo isso não passa de uma fachada para suas atividades noturnas como vigilante de Gotham City, uma cidade que lembra a Nova York real, mas é assolada por criminosos completamente insanos, que têm no Coringa seu principal representante e rival do Cavaleiro das Trevas.
Nascido nos quadrinhos, o personagem rapidamente migrou para a TV, onde ganhou um aspecto mais inocente, menos sério e denso. A atmosfera sombria seria mantida em parte nos quadrinhos e principalmente com os filmes, começando com o de Tim Burton, de 1989.
Os anos 90 veriam alguns equívocos cinematográficos, mas em 2005 Christopher Nolan começaria a trilogia que muitos consideram definitiva.
A versão do Universo Estendido da DC manteria o clima sisudo de um herói que foi criado para lutar contra a escuridão noturna. Seus intérpretes mais famosos são Adam West (na série de TV), Michael Keaton, George Clooney, Val Kilmer, Christian Bale e Ben Affleck, que passou o manto para Robert Pattinson.
Seja o primeiro a comentar