Batman não é herói? 5 argumentos a favor e contra essa ideia

Augusto Ikeda

Batman não é herói? 5 argumentos a favor e contra essa ideia

O Batman não é um herói? Por incrível que pareça, existem alguns fãs de quadrinhos que fazem essa afirmação. Quem também acaba de defender esse ponto de vista é Robert Pattinson, o escolhido para interpretar o Cavaleiro das Trevas em seu novo filme solo.

Por mais que esse seja um assunto que tenha suas polêmicas, a verdade é que em várias ocasiões, o Batman já provou tanto não ser um herói quanto o contrário, por conta de muitos dos seus feitos e atitudes ao longo da história.

Assim, confira abaixo cinco motivos que mostram por que o Batman não é um herói e outros cinco que provam o contrário.

Provas de que o Batman não é um herói

Ele não possui superpoderes

Essa foi a justificativa dada por Robert Pattinson para não dizer que o Batman não é um herói. Diferente dos seus colegas na Liga da Justiça, ele não possui superpoderes e se trata de um cara como qualquer pessoa, apenas devidamente preparado para poder enfrentar inimigos e que conta com a ajuda do seu cinto de utilidades.

Com certeza, é um ponto que deve render muitas discussões entre os fãs, mas não deixa de ser um argumento válido.

O Batman diz que não mata, mas já matou

Um dos princípios morais mais importantes do Batman é sua regra de não matar seus inimigos. Sua alegação é que se ele fizer o mesmo, também se tornará um assassino.

No entanto, podemos suspeitar que ele fala um pouco isso da boca pra fora. A verdade é que o Batman já matou em algumas oportunidades. Sim, isso não é tão comum atualmente, mas era algo até corriqueiro quando ele foi introduzido nos quadrinhos. Nos filmes e videogames, também existem outros exemplos.

Poderia investir melhor seus recursos

Acredita-se que a fortuna do Batman ultrapassa a casa dos US$ 80 bilhões, o que explica o motivo de ele ter as melhores tecnologias e equipamentos em suas mãos. No entanto, é possível fazer um questionamento:

Não seria melhor se Bruce Wayne usasse seu dinheiro para investir em escolas, negócios, infraestrutura e projetos sociais em Gotham? Sim, sabemos que ele tem uma fundação filantrópica, mas ainda parece pouco, se levarmos em conta sua fortuna. É a famosa situação em que ele, no fundo, poderia fazer mais do que já faz

Sim, existem casos em que ele usou suas finanças para melhorar Gotham, mas foram poucas as vezes em que isso aconteceu.

Não combate a raiz da criminalidade de Gotham

Sim, o Batman combate o crime em Gotham e gasta parte dos seus recursos nessa empreitada. Mas a verdade é que ele não parece combater a raiz do problema.

Por exemplo, sabemos que a polícia de Gotham está cheia de policiais corruptos, então, por que ele não tenta localizá-los e incriminá-los? O Batman também poderia encontrar outras formas de aprisionar seus inimigos, que sempre conseguem retornar, de alguma forma. Ou seja: ele não corta o mal pela raiz nunca.

[irp posts=”85744″ name=”Robert Pattinson afirma que o Batman não é um super-herói”]

Tem seus problemas mentais

Por fim, Robert Pattinson já havia declarado anteriormente que considerava o Batman um sujeito “problemático”. No fundo, ele não está tão errado assim, pois ele já demonstrou ter alguns problemas mentais, como qualquer pessoa.

Um exemplo que podemos citar é que ele sempre sofreu de estresse pós-traumático, já que nunca conseguiu superar a morte dos pais, por mais que essa seja uma situação, de fato, traumática. Existem outros problemas que costumam ser citados, como depressão e acessos de raiva, entre outras coisas.

Provas de que o Batman é um herói

A Fundação Wayne

Agora, vamos para as provas de que o Batman é, sim, um herói. Dissemos anteriormente que ele poderia investir melhor sua fortuna pensando no bem estar de Gotham. Mas no fundo, podemos dizer que ele também não fica de braços completamente cruzados.

Bruce é o responsável pela Fundação Wayne, que toma conta de escolas, orfanatos e banca algumas pesquisas médicas na cidade. Assim, também não podemos dizer que ele não faz completamente nada para tentar melhorar a vida dos habitantes de sua famosa cidade.

Possui uma enorme dedicação e esforço para ser o Batman

Também sabemos que Bruce Wayne se dedicou bastante para poder se transformar no Batman: ele passou vários anos treinando diversas artes marciais e seu corpo está no pico do limite humano. Com certeza, foi a forma que encontrou para compensar a falta de superpoderes.

Além disso, ele também é dono de um intelecto brilhante e já usou a cabeça para solucionar diversos crimes. Não é a toa que ele também é chamado de Maior Detetive do Mundo.

É um dos fundadores da Liga da Justiça

Outro ponto que ajuda a sustentar essa ideia de que o Batman é um herói é o fato de ele ser um dos membros fundadores da Liga da Justiça, a principal equipe de heróis dos quadrinhos da DC. Ela foi criada com o intuito de defender o planeta das mais diversas ameaças, sejam elas internas ou de outros mundos.

Ele é sempre retratado como um de seus integrantes mais importantes e é o grande responsável por bancá-la, por conta de sua fortuna. Nesse sentido, podemos até mesmo considerá-lo o membro mais importante da equipe.

Já realizou alguns feitos sobre-humanos

Por mais que não tenha superpoderes, o Batman já conseguiu realizar alguns feitos dignos dos personagens que têm superpoderes.

Aquele que podemos considerar o principal foram as oportunidades em que ele derrotou o Superman. Tá certo que o Homem de Aço estava enfraquecido por conta da kryptonita, mas é algo impressionante, de qualquer forma. Inclua nessa lista ter derrotado o vilão Darkseid e enfrentado outras meta-humanos de igual pra igual, por exemplo.

[irp posts=”85621″ name=”Arte do Batman causa polêmica com protestos em Hong Kong; entenda”]

Realizou diversos atos heroicos

Por fim, sabemos que o Batman age mais como um vigilante, mas se muitos o consideram um herói, é por que ele já realizou diversos atos heroicos ao longo de sua história nos quadrinhos.

Por exemplo, ele já salvou crianças dos planos do Coringa e já impediu o vilão de envenenar a água de Gotham para matar muitas pessoas. E existem inúmeros outros casos que ajudam a mostrar que ele pode ser considerado um herói.

Ei nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Batman
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA