A nova história de Batman: Black and White #6 está dando a entender que os cidadãos de Gotham City acreditam que o herói seja viciado em violentar criminosos.
ALERTA SPOILER: A partir daqui pode conter spoilers
sobre a história de Batman: Black and White #6!
Ao longo dos anos, várias interpretações de Batman o caracterizaram como um vigilante que usa de táticas brutais e desumanas para levar os vilões à justiça, mostrando as pessoas que o Cavaleiro das Trevas tem um lado mais violento e desequilibrado.
[irp posts=”80736″ name=”Christian Bale dá conselho a Robert Pattinson como Batman”]
A história gira em torno do cientista Hugo Strange que começa a analisar diversos relatos de cidadãos de Gotham resgatados por Batman durante uma breve luta com o Homem-Morcego. Em uma das revelações, um homem reflete sobre sua visão e descreve o herói como um “viciado em busca de sua dose de retidão”.
Além disso, Strange também percebe características nos testemunhos de Batman vs Homem-Morcego que indicam que ele possua um perfil de preferência por espancamento bruto com submissão.
Apesar de ser possível que alguns tenham um argumento de que é necessário agir violentamente contra criminosos, outros cidadãos com um perfil mais analítico como Strange refutam a teoria sobre o suposto vício, de forma a entender que Batman possua problemas psicológicos profundos – provavelmente provenientes de traumas de quando era jovem.
[irp posts=”89495″ name=”Batman aparece mais assustador e com arma nova em HQ”]
Sobre Batman
Batman, um dos personagens mais importantes da DC e da cultura pop como um todo, é um herói que vive no imaginário até mesmo do público que não é ligado aos quadrinhos, séries e filmes.
Trata-se de um ícone, status que alcançou ao longo de seus 80 anos de existência, desde a primeira HQ de Bob Kane e Bill Finger, até os filmes milionários da DC.
O arquétipo do Homem-Morcego foi repetido à exaustão antes e depois de sua criação: Bruce Wayne é um homem rico e solitário, que vive uma vida aparentemente extravagante.
Só que tudo isso não passa de uma fachada para suas atividades noturnas como vigilante da cidade de Gotham, que lembra a Nova York real, mas é assolada por criminosos completamente insanos, que têm no Coringa seu principal representante e rival do Cavaleiro das Trevas.
Nascido nos quadrinhos, o personagem rapidamente migrou para a TV, onde ganhou um aspecto mais inocente, menos sério e denso. A atmosfera sombria seria mantida em parte nos quadrinhos e principalmente com os filmes, começando com o de Tim Burton, de 1989.
Os anos 90 veriam alguns equívocos cinematográficos, mas em 2005 Christopher Nolan começaria a trilogia que muitos consideram definitiva.
A versão do Universo Estendido da DC manteria o clima sisudo de um herói que foi criado para lutar contra a escuridão noturna. Seus intérpretes mais famosos são Adam West (na série de TV), Michael Keaton, George Clooney, Val Kilmer, Christian Bale e Ben Affleck, que passou o manto para Robert Pattinson.
[irp posts=”56259″ name=”‘Eu sou o Batman’, diz Michael Keaton durante discurso em universidade”]
Seja o primeiro a comentar