Batman vs Superman: A Origem da Justiça possui uma cena que retrata um pesadelo do Batman em que ele se encontra em um mundo pós-apocalíptico governado por um Superman tirano. Até hoje, ela não é bem compreendida por muitos, o que inclui até mesmo o diretor Zack Snyder.
Para quem não se lembra muito bem, nesta cena, o Batman vive nesse mundo pós-apocalíptico e cai em uma emboscada de soldados do Superman maligno. Ele é capturado e o Homem de Aço retira sua máscara, revelando sua verdadeira identidade.
Para deixar as coisas ainda mais confusas, Bruce Wayne acorda e vê uma versão alternativa do Flash, que diz para ele que Lois Lane é a chave, desaparecendo em seguida.
Durante uma transmissão ao vivo na rede social Vero, o próprio Zack Snyder admitiu que também não entende completamente o significado da cena.
“Então, ele (o Batman) deve ter caído no sono. Não tenho certeza. Pode ser uma consequência de o Flash ter corrido na esteira cósmica e criado uma rachadura (no tempo). Pode ser uma combinação dessas coisas”, disse Snyder.
Vale lembrar que a esteira cósmica é um item famoso dos quadrinhos que ajuda o Flash a voltar no tempo, apesar de também poder usar a Força de Aceleração para esse fim.
Para muitos fãs, esse pesadelo do Batman seria uma visão desse futuro alternativo e que o Flash dessa realidade voltou ao passado para alertar o herói. No entanto, o fato de o próprio Zack Snyder não saber o significado exato da cena pode confundir o público novamente.
Parece pouco provável que a cena seja devidamente explicada, se considerarmos que o universo de filmes da DC está seguindo outra direção e continua se reestruturando.
[irp posts=”90869″ name=”Batman ganha versão dinossauro em nova história da DC”]
Sobre o Batman
Um dos personagens mais importantes da DC e da cultura pop como um todo, o Batman é um herói que vive no imaginário até mesmo do público que não é ligado aos quadrinhos, séries e filmes. Trata-se de um ícone, status que alcançou ao longo de seus 80 anos de existência, desde a primeira HQ de Bob Kane e Bill Finger, até os filmes milionários da DC.
O arquétipo do Homem-Morcego foi repetido à exaustão antes e depois de sua criação: Bruce Wayne é um homem rico e solitário, que vive uma vida aparentemente extravagante. Só que tudo isso não passa de uma fachada para suas atividades noturnas como vigilante de Gotham City, uma cidade que lembra a Nova York real, mas é assolada por criminosos completamente insanos, que têm no Coringa seu principal representante e rival do Cavaleiro das Trevas.
Nascido nos quadrinhos, o personagem rapidamente migrou para a TV, onde ganhou um aspecto mais inocente, menos sério e denso. A atmosfera sombria seria mantida em parte nos quadrinhos e principalmente com os filmes, começando com o de Tim Burton, de 1989. Os anos 90 veriam alguns equívocos cinematográficos, mas em 2005 Christopher Nolan começaria a trilogia que muitos consideram definitiva.
A versão do Universo Estendido da DC manteria o clima sisudo de um herói que foi criado para lutar contra a escuridão noturna. Seus intérpretes mais famosos são Adam West (na série de TV), Michael Keaton, George Clooney, Val Kilmer, Christian Bale e Ben Affleck, que passou o manto para Robert Pattinson.
Seja o primeiro a comentar