Val Kilmer diz que o Batman é popular por que ele não existe

Augusto Ikeda

Val Kilmer diz que o Batman é popular por que ele não existe

O ator Val Kilmer, que interpretou o personagem principal em Batman Eternamente, de 1995, compartilhou uma teoria que formulou para explicar a grande popularidade do herói: ele simplesmente não existe.

Em entrevista para o jornal The New York Times, Kilmer se relembrou de um acontecimento no set de filmagens de Batman Eternamente. O bilionário Warren Buffet apareceu e quis mostrar o local para seus netos.

Segundo Kilmer, as crianças ficaram perplexas quando o avistaram com o traje do Batman, mas ignoraram completamente o próprio ator, já que se preocuparam mais em colocar o capuz do herói ou entrar no Batmóvel. Por isso que formulou essa teoria de que o Batman não foi criado para ser visto como alguém real, e que por conta disso, se tornou um figura popular.

“É por isso que é fácil ter cinco ou seis Batmans. Não é sobre o Batman. Não existe o Batman”, afirmou.

Ainda nesta mesma entrevista, Kilmer confessou que foi uma “tortura” ter de usar o traje do herói e que se sentiu livre no momento em que pôde tirá-lo de uma vez por todas. Na própria época do lançamento do filme, o ator já havia citado seu descontentamento com o uniforme.

Val Kilmer está ausente das grande produções de Hollywood por conta de um câncer agressivo que teve na garganta (que ele diz não se tratar da doença), que afetou bastante suas cordas vocais e até mudou um pouco sua aparência.

[irp posts=”91923″ name=”The Batman: Zoe Kravitz tenta manter a forma durante a quarentena”]

Sobre o Batman

Um dos personagens mais importantes da DC e da cultura pop como um todo, o Batman é um herói que vive no imaginário até mesmo do público que não é ligado aos quadrinhos, séries e filmes. Trata-se de um ícone, status que alcançou ao longo de seus 80 anos de existência, desde a primeira HQ de Bob Kane e Bill Finger, até os filmes milionários da DC.

O arquétipo do Homem-Morcego foi repetido à exaustão antes e depois de sua criação: Bruce Wayne é um homem rico e solitário, que vive uma vida aparentemente extravagante. Só que tudo isso não passa de uma fachada para suas atividades noturnas como vigilante de Gotham City, uma cidade que lembra a Nova York real, mas é assolada por criminosos completamente insanos, que têm no Coringa seu principal representante e rival do Cavaleiro das Trevas.

Nascido nos quadrinhos, o personagem rapidamente migrou para a TV, onde ganhou um aspecto mais inocente, menos sério e denso. A atmosfera sombria seria mantida em parte nos quadrinhos e principalmente com os filmes, começando com o de Tim Burton, de 1989. Os anos 90 veriam alguns equívocos cinematográficos, mas em 2005 Christopher Nolan começaria a trilogia que muitos consideram definitiva.

A versão do Universo Estendido da DC manteria o clima sisudo de um herói que foi criado para lutar contra a escuridão noturna. Seus intérpretes mais famosos são Adam West (na série de TV), Michael Keaton, George Clooney, Val Kilmer, Christian Bale e Ben Affleck, que passou o manto para Robert Pattinson.

Ei nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Batman batman eternamente Val Kilmer
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA