Os atores Ben Stiller (Zoolander) e Sean Penn (Uma Lição de Amor) foram banidos da Rússia nessa segunda-feira (5) após declararem apoio à Ucrânia.
- Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!
A guerra entre a Rússia e a Ucrânia começou em fevereiro de 2022, causando milhares de mortes.
De acordo com a lista do Ministério das Relações Exteriores, cerca de 25 cidadãos dos EUA estão proibidos de entrar no país. Embora a maioria dos sancionados sejam políticos, o nome dos atores se faz presente.
“Como resposta às crescentes sanções pessoais contra cidadãos russos pela gestão de Joe Biden, uma proibição permanente de entrar na Federação Russa foi imposta contra membros do Congresso dos EUA, oficiais de alto escalão, empresários e figuras culturais”.
O Ministério citou que Stiller e Penn foram banidos por ferir o “princípio de reciprocidade” da Rússia e impactaram negativamente a reputação do país.
“As ações hostis das autoridades americanas, que continuam seguindo um rumo russofóbico, destruindo os laços bilaterais e aumentando o confronto entre a Rússia e os Estados Unidos, continuarão sendo rechaçadas resolutamente”.
Para além da proibição de entrar na Rússia, os indivíduos sancionados terão seus bens congelados e ficam impedidos de fazerem negócios com cidadãos russos.
Declarações dos atores contra a Rússia
Stiller e Penn fizeram parte da revolta à sua maneira: visitando o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky para um diálogo amigável sobre o conflito.
“A Ucrânia é a ponta da lança para o abraço democrático dos sonhos. Se permitirmos que ela lute sozinha, nossa alma como América está perdida”, declarou Penn em um documentário sobre o assunto.
Já Stiller afirmou que “o incrível senso [do presidente] de como ele subiu ao momento e ofereceu liderança” é uma verdadeira determinação ao seu povo.
Penn tem sido um ativista de assuntos internacionais há anos e esteve envolvido em pautas como o furacão Katrina, o terremoto no Haiti em 2010, entre outros movimentos políticos.
Stiller, por sua vez, tem sido menos invasivo em seu ativismo. Atualmente, ele é um declarado embaixador da ONU na Ucrânia.
- Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!
Seja o primeiro a comentar