Better Call Saul é uma série aclamada pela crítica e adorada pelo público, mas detém um recorde embaraçoso: é o programa mais indicado ao Emmy sem uma única vitória, acumulando 53 indicações sem sucesso.
Ao longo de suas seis temporadas, de 2015 a 2022, a série enfrentou uma competição acirrada de programas icônicos como Game of Thrones e Succession, o que pode ter dificultado suas chances de ganhar.
Bob Odenkirk, que interpreta o advogado Saul Goodman, foi indicado quase todos os anos para Melhor Ator em Série Dramática.
Rhea Seehorn, sua co-estrela que interpreta Kim Wexler, recebeu duas indicações para Melhor Atriz Coadjuvante.
Outros atores como Jonathan Banks e Giancarlo Esposito também receberam indicações, mas nenhum levou o prêmio para casa.
Comparado ao seu antecessor Breaking Bad, que ganhou 12 prêmios de 58 indicações, o desempenho de Better Call Saul nas premiações é ainda mais intrigante.
A competição acirrada não foi o único desafio. O timing e a fadiga do público também desempenharam um papel crucial. Em 2023, por exemplo, Better Call Saul concorreu com séries como Andor, A Casa do Dragão e The Crown, todas apoiadas por franquias estabelecidas e com forte apelo popular.
Succession foi a grande vencedora do ano, levando os prêmios principais de Série Dramática, Roteiro e Direção.
Dave Porter, compositor da série, comparou a situação de Better Call Saul à de A Escuta, outro programa aclamado que recebeu poucas indicações ao Emmy.
“Nós fizemos isso”, brincou Porter sobre os recordes de perdas. “Minha resposta é duas palavras: A Escuta“. Ele destacou que fatores como política e timing têm um grande impacto na escolha dos vencedores.
Vince Gilligan, criador da série, apontou que as expectativas em torno de Better Call Saul foram diferentes das de Breaking Bad.
Enquanto Breaking Bad começou como uma série sem grandes expectativas, Better Call Saul já tinha um legado a cumprir e enfrentou uma pressão enorme para ser tão bom quanto, ou melhor, que seu predecessor.
“Breaking Bad foi reconhecido particularmente no início porque era um show frágil no início”, disse Gilligan. “Mas Better Call Saul obviamente já era o que era desde o começo”.
Além disso, a trama da série é vista como mais trágica e introspectiva, o que pode não atrair o mesmo nível de engajamento emocional do público. Jimmy McGill, o personagem principal, inevitavelmente se transforma em Saul Goodman, um processo que muitos fãs consideram uma tragédia.
“Nós começamos a série escrevendo sobre Jimmy McGill, um cara que achamos que se tornaria rapidamente Saul Goodman”, disse Gilligan. “Percebemos que tínhamos uma tragédia em nossas mãos: este homem inevitavelmente deve se tornar Saul Goodman”.
FONTE: CBR
Seja o primeiro a comentar