A série Black Summer, da Netflix, chegou entre vários outros produtos que exploram os mortos-vivos – o grande clichê do terror dos anos 2000 e 2010 – querendo ser diferente. Será que esse seriado é melhor do que The Walking Dead? O que será que ela tem de novo? Sim, tem muita coisa diferente!
Se você vai apresentar outra série de zumbis pro mundo, TEM QUE ser algo diferente! Porque se for a mesmice de sempre… melhor nem fazer. Chega, né?
Black Summer x The Walking Dead
Black Summer conseguiu superar The Walking Dead? Sim! A série consegue surpreender. Pra começar, a primeira temporada da série tem só 8 episódios. Cada episódio nem tem um tempo fixo, mas são todos bem curtos. Uma média de 30 minutos cada. Por isso, a série acaba passando bem rápido.
Black Summer foi criada como, supostamente, uma pré-sequência da série Z-Nation, que foi uma série do canal Syfy que tentou concorrer com The Walking Dead e que já foi cancelada com 5 temporadas. Supostamente? Sim, pois tudo não passou de uma espécie de marketing para atrair os fãs dessa série. A verdade é que os dois produtos quase não têm relação, com exceção dos zumbis.
Black Summer acontece logo no início do apocalipse zumbi, enquanto Z-Nation se passa 3 anos depois. É uma série que tenta focar muito mais na realidade de como seria um apocalipse zumbi. A série é bem tensa, aliás, praticamente não tem descanso. O espectador passa a série inteira tenso, nervoso, ansioso. Os caras estão sempre em dificuldade.
A série já começa tensa, com o surto inicial que acabou com a cidade de Denver há 6 meses. O país está no caos de ainda estar tentando aprender a como lidar com essa situação. Diga-se de passagem, é uma realidade que ninguém entende o que são zumbis, nem essa palavra eles usam!
Essa parte da tensão na série se dá muito pelo fato de como as cenas são filmadas. As cenas são gravadas sem cortes, com a câmera seguindo os atores. Dificilmente, se vê uma visão de fora. Praticamente, o público só sabe o que os atores estão vendo. Ou seja: nunca se sabe de onde vai vir um zumbi! Essa perspectiva é bastante interessante, porque realmente passa uma tensão – algo que dificilmente The Walking Dead transmite.
Enquanto, em The Walking Dead, o vilão passou a ser o próprio ser humano, em Black Summer existe um medo real dos zumbis. Black Summer é, definitivamente, uma das melhores séries de zumbis pra transmitir esse medo das vítimas, melhor até do que Fear The Walking Dead.
Black Summer vai mostrando as histórias de cada personagem de forma separada e o público vai conhecendo o início de cada um deles. Só depois essas historias vão se entrelaçando e esses personagens vão se juntando.
É um bom exemplo de como uma série com um custo visivelmente baixo de produção pode, sim, fazer efeito. O seriado não conta com aqueles zumbis de alto nível de TWD. São apenas uns caras que ficam grunhindo, com a cara mais esbranquiçada e com os olhos claros. Além disso, o zumbi corre! Zumbi que corre é igual à barata voadora. Se a barata está no chão, você até consegue ficar de boa, mas ela voa… meu irmão.. não existe ateu nessa hora!
Os zumbis de The Walking Dead são as baratas no chão, em Black Summer são as voadoras. Os de TWD não dão tanto medo assim! Os bichos são lentos. Zumbi que dá medo é tipo o de Guerra Z, o de Eu Sou a Lenda e, como eu já disse, os zumbis de Black Summer. Mesmo com quase nada de efeitos especiais e uma história bastante simples, conseguiu passar o recado!
Mais diferenças
Enquanto, em The Walking Dead, o espectador vai se aprofundando na vida de cada personagem e se emocionando com as histórias individuais, em Black Summer não há tempo para isso. É só instinto e correria! Os personagens precisam sobreviver e é isso. Em TWD você vive as emoções, tristezas e alegrias. Em Black Summer, você experiencia o medo, a tensão e o desespero dos sobreviventes. Entendeu a diferença?
Não estou tentando dizer que TWD é ruim! Fala sério, pra mim é uma das melhores séries de todos os tempos! Mas pensa bem: você está no meio de um apocalipse zumbi e tem que ficar ouvindo sermão das diferenças entre o certo e o errado. Alguém assiste série de zumbi pra aprender lições da vida? Você tem mesmo é que correr! Então, eu acho ótimo uma série finalmente pensar assim. E tem correria, viu?
É logico que, como em qualquer outra série de zumbis e apocalipses, sempre tem as burrices. Isso eu não consigo entender porque os caras insistem em continuar. Mas tipo, burrice mesmo! Do cara saber que tem zumbi na sala e entrar pelos cômodos da casa deixando as portas abertas, do cara estar dentro de um ônibus com um zumbi lá fora e abrir a porta sem saber onde estava o zumbi. Isso tem um monte!
Da mesma forma que em TWD, os seres humanos vão começando a perder a sua humanidade em Black Summer. Você começa a perceber algumas ações totalmente desumanas. Tipo, tem um local que eles entram e esse local é lotado de armadilhas feitas por crianças!
Com apenas 8 episódios curtos, a série termina bem rapidinho. Diversas questões ficaram em aberto e isso faz a gente se manter ansioso por uma nova temporada. Afinal, o que desencadeou o vírus zumbi? E a cura, onde está? O que vai acontecer com os personagens que sobraram? Será que eles são exatamente quem disseram que são?
No final, Black Summer é um TWD onde você troca o melodrama por tensão. Onde você tem que desconfiar dos sobreviventes humanos e tem que sentir medo de verdade dos zumbis.
Vai ter segunda temporada? O status da produção ainda está pendente. Ou seja, a Netflix vai avaliar o feedback da série. Minha opinião? Sim, com certeza vai ter segunda temporada! É uma série barata de produzir, curta e que já começou a dar sinais positivos de retorno do público.
Seja o primeiro a comentar