Primeiro filme do Bob Esponja quase marcou o fim da animação; entenda

Augusto Ikeda

Bob Esponja passou a se aventurar no mundo dos filmes em 2004, ano que marcou o lançamento do seu primeiro longa nos cinemas. Sabemos que ele foi um grande sucesso, mas se dependesse do próprio criador do personagem, também teria encerrado a história do Calça Quadrada.

Para entender essa questão, é preciso relembrar a história do filme. Nele, o Seu Siriguejo decide abrir uma segunda unidade do Siri Cascudo e Bob Esponja imagina que será escolhido como gerente. No entanto, o protagonista fica decepcionado após descobrir que o chefe escolheu Lula Molusco pelo simples fato de o Calça Quadrada ser imaturo, apesar de seu entusiasmo e competência.

Enquanto isso, o vilão Plankton coloca seu plano mais ambicioso em jogo: ele rouba a coroa do Rei Netuno e ainda consegue botar a culpa no Seu Siriguejo. Para conseguir salvar a pele do chefe, Bob Esponja e Patrick embarcam em uma jornada para recuperar a coroa.

No final do filme, Bob Esponja recupera a coroa e se torna gerente da nova unidade do Siri Cascudo

O que quase ninguém sabia é que esse final foi criado com o intuito de realmente encerrar as aventuras do Bob Esponja.

Stephen Hillenburg, criador do Bob Esponja, e sua equipe precisaram dar um tempo na animação após sua terceira temporada para focar justamente na criação do filme.

Quando sua produção foi encerrada, Hillenburg afirmou que seu plano era fazer o filme encerrar a animação, pois considerou apropriado terminar a história nesse momento. No entanto, a Nickelodeon, que exibe até hoje o desenho, tinha outros planos e queria sua continuação, especialmente por conta da “janela” criada pelos trabalhos do longa.

Como sabemos, a série animada do Bob Esponja continuou. A decisão fez o próprio Stephen Hillenburg deixar a animação e repassar suas responsabilidades para o animador Paul Tibbit.

[irp posts=”93966″ name=”Bob Esponja: desenho deu várias pistas sobre sua homossexualidade”]

Para alguns fãs, a qualidade do desenho caiu após a exibição do filme e muitos notaram que o personagem ficou ainda mais bobo que de costume. Por conta disso, Stephen Hillenburg afirmou que os episódios da quarta temporada em diante se passam antes dos acontecimentos das três primeiras e do filme. Isso mostra como ele criou o longa para realmente terminar a jornada do seu personagem.

Por mais que esse fosse o desejo de seu criador, a verdade é que Bob Esponja se tornou popular demais para ter apenas três temporadas e um filme. Tanto que ele celebrou 20 anos recentemente e pelo visto, ainda terá um longo caminho pela frente.

Ei nerd, não deixe de conferir:

VEJA MAIS Bob Esponja
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA