Para celebrar o Mês do Orgulho LGBT, o canal Nickelodeon admitiu que o Bob Esponja, estrela de um de seus desenhos mais famosos, é integrante dessa comunidade. Independente da polêmica que a revelação gerou, é bom lembrar que a própria animação criada por Stephen Hillenburg já deu indícios de que o Calça Quadrada era, de fato, homossexual.
Antes de abordarmos o assunto, confira a postagem feita pela Nickelodeon abaixo:
Celebrating #Pride with the LGBTQ+ community and their allies this month and every month 🌈
(🎨: by @ramzymasri) pic.twitter.com/pENmTaQB0h— Nickelodeon (@Nickelodeon) June 13, 2020
Por mais que Bob Esponja seja um desenho voltado para o público infantil, ele conta com algumas piadas e insinuações que são mais voltadas para um público adulto. No entanto, algumas delas se tornaram motivo de polêmicas e reclamações, o que inclui essas pistas a respeito da orientação sexual do personagem.
Por exemplo, há um episódio da 3ª temporada em que Bob Esponja e seu amigo Patrick adotam um bebê concha. O protagonista decidiu assumir o papel de mãe, enquanto que a estrela marinha se tornou o pai.
Apesar de ter gerado uma pequena polêmica na época, vale lembrar que biologicamente, esponjas não possuem um sexo definido, então isso seria tranquilo para o personagem. O próprio Stephen Hillenburg (que era um biólogo marinho) já fez essa afirmação.
Falando a respeito da amizade entre Bob Esponja e Patrick, vale lembrar que há anos, muitos acreditam que os dois são, na realidade, um casal, já que eles vivem andando de um lado para outro o tempo todo.
Também existem outras pistas que sempre deram a entender que Bob Esponja é gay. Por exemplo já houve uma vez em que Lula Molusco o fez se vestir de camareira e o protagonista não reclamou.
Em outra oportunidade, Bob Esponja usou um chapéu que fez seu chefe, Seu Siriguejo, dizer que ele parecia uma garota. O protagonista, que gostou do que escutou, ainda perguntou se parecia uma garota bonita.
Isso sem contar que a personalidade alegre e sensível da estrela da animação já eram outros indícios de que ele é mesmo homossexual.
Parece que agora, essa dúvida foi, enfim, tirada pela própria Nickelodeon, para a alegria da comunidade LGBT, que sempre adotou o personagem como um de seus ícones.
Seja o primeiro a comentar