Okja e mais: os outros filmes de Bong Joon-ho, diretor de Parasita

Augusto Ikeda

Okja e mais: os outros filmes de Bong Joon-ho, diretor de Parasita

O filme sul coreano Parasita foi o grande vencedor da última edição do Oscar, ao ganhar em quatro categorias, incluindo Melhor Filme – a primeira vez que um longa não falado em inglês venceu o principal prêmio da noite. Parasita foi dirigido por Bong Joon-ho e esse está longe de ser o único trabalho do diretor, que já possui alguns filmes no seu currículo.

Os trabalhos de Bong Joon-ho costumar exploram problemas sociais, humor negro e mudar o tom de repente. Sua carreira ficou restrita à Coreia no Sul nos primeiros anos, mas recentemente, se tornou um diretor de renome internacional e dirigiu algumas produções que caíram no gosto do público ao redor do mundo.

Caso queira conhecer os demais trabalhos de Bong Joon-ho além de Parasita, confira os principais filmes que ele dirigiu.

Cão que Ladra Não Morde (2000)

Cão que Ladra Não Morde foi o primeiro filme dirigido por Bong Joon-ho e mistura drama e comédia.

No filme, um professor universitário começa a se irritar com os constantes latidos dos cachorros que moram perto do seu apartamento e começa a raptá-los. Enquanto isso, uma mulher que mora no mesmo condomínio decide investigar o sumiço dos animais.

Memórias de um Assassino (2003)

Memórias de um Assassino se trata de um filme policial em que uma dupla de detetives investiga um serial killer.

O filme se inspirou no caso de Lee Choon-jae, considerado o primeiro serial killer sul coreano da história, que confessou ter matado 16 pessoas entre 1986 e 1994 e cumpre prisão perpétua até hoje.

[irp posts=”89382″ name=”Parasita: como assistir ao grande vencedor do Oscar 2020?”]

O Hospedeiro (2006)

O terceiro filme da carreira de Bong Joon-ho inclui um elemento sobrenatural. Em O Hospedeiro, uma criatura sequestra a filha de um homem, que precisa encontrar uma forma de resgatá-la. O longa foi bastante aguardado na Coreia do Sul por conta do sucesso do anterior.

O diretor já disse que criou esse monstro em sua mente após ler uma notícia de que um peixe com coluna em formato de S foi pescado no famoso Rio Han.

Mother – A Busca pela Verdade (2009)

Em seu quarto filme, Bong Jong-ho conta a história de uma viúva que vive apenas ao lado do filho, que apesar de ser tímido, costuma atacar qualquer pessoa que tira sarro de sua deficiência intelectual.

Expresso do Amanhã (2013)

Podemos dizer que esse foi o primeiro filme “internacional” da carreira de Bong Joon-ho. Afinal, Expresso do Amanhã também foi produzido na República Tcheca e 80% de suas falas são em inglês. A grande estrela é Chris Evans, o Capitão América dos filmes da Marvel.

O filme é baseado na graphic novel francesa Le Transperceneige e sua história envolve um experimento que deu errado e fez a Terra viver uma nova Era do Gelo. Os sobreviventes da humanidade são forçados a viver em um trem que viaja por todo o planeta.

No entanto, esse trem é dividido por classes: os mais ricos e privilegiados ficam na parte da frente, enquanto que os mais pobres são forçados a viver na parte de trás, sem qualquer tipo de regalia.

Cansado dessa situação, Curtis Everett, o personagem de Chris Evans, inicia uma rebelião para chegar até a parte da frente do trem. O elenco de Expresso do Amanhã também conta com nomes como Song Kang-ho (que esteve em Parasita), Tilda Swinton, Jamie Bell, Octavia Spencer, Ewen Bremner e Ed Harris.

[irp posts=”89400″ name=”Parasita: possível série da HBO baseada no filme pode ter Mark Ruffalo”]

Okja (2017)

Para terminar, o filme mais famoso de Bong Joon-ho até o lançamento de Parasita. Okja foi lançado na Netflix em 2017 e retrata a história de uma garota que cria um enorme porco geneticamente modificado que dá nome ao filme. No entanto, a CEO de uma poderosa empresa quer tentar se beneficiar financeiramente do animal.

Okja foi muito elogiado e conta tanto com atores sul coreanos, como Ahn Seo-hyun, Byun Hee-bong, Yoon Je-Moon e Choi Woo-shik, quanto estrelas de Hollywood, como Jake Gyllenhaal, Tilda Swinton, Paul Dano, Steven Yeun, Lily Collins e Giancarlo Esposito.

Ei nerd, não deixe de conferir:

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA