Bora mergulhar no cyberpunk? Cinco produções do gênero para maratonar na Max

Andre Cananea

Bora mergulhar no cyberpunk? Cinco produções do gênero para maratonar na Max

O termo cyberpunk designa um subgênero da ficção científica que emergiu na década de 1980, caracterizado pela fusão de alta tecnologia com um ambiente urbano decadente.

A expressão pode ser resumida na fórmula “high tech, low life” — ou seja, tecnologias avançadas coexistindo com desigualdades sociais extremas, corrupção e decadência moral.

No cinema, o cyberpunk se consolidou como uma estética e uma abordagem narrativa que explora o impacto da tecnologia sobre a condição humana, frequentemente ambientada em futuros distópicos.

Desde clássicos como Matrix (1999) a animes como Lazarus (2025), elementos que trazem a visão da cultura cyberpunk vêm ganhando cada vez mais destaque no universo da ficção científica.

Confira cinco filmes que ilustram esse universo, disponíveis na Max:

LAZARUS (2025)

Em 2052, o mundo está à beira do colapso. A droga Hapna prometia libertar a humanidade da dor, mas logo revelou seu verdadeiro preço: todos que a usaram morrerão em um mês. Agora, a equipe LAZARUS tem a missão de encontrar a cura antes que seja tarde. O novo anime ganha um capítulo inédito semanalmente, sempre aos domingos, na Max e vai ao ar no dia seguinte no canal [adult swim], às 23h20.

A produção, que marca o retorno de Shinichiro Watanabe à ficção científica, conta com sequências de ação coreografadas por Chad Stahelski (John Wick) e uma trilha sonora única. LAZARUS é produzida pela Sola Entertainment e animada pelo Studio MAPPA.

OH MY GOD… YES! UMA SÉRIE DE MOMENTOS QUE FAZEM TODO SENTIDO (2025)

A série animada apresenta as amigas Sunny, Tulip e Ladi, que encaram os desafios da vida adulta em um futuro não tão distante. Criada por Adele “Supreme” Williams (Meu Pai é um Caçador de Recompensas) e com produção executiva de Dominique Braud (Os Simpsons), a animação traz um olhar irreverente sobre a tecnologia, o dia a dia em South Central LA e os dilemas dessa nova era. É produzida pelo estúdio Six Point Harness para o Adult Swim.

HOTEL ARTEMIS (2018)

Escondido no subsolo de um hospital da distópica Los Angeles de 2028, o Hotel Artemis é uma clínica de emergência para criminosos associados. A enfermeira (Jodie Foster) que controla o lugar acaba descobrindo que um de seus pacientes está lá para cometer um assassinato, e isso é só o começo. Com roteiro e direção de Drew Pearce, o elenco do filme também conta com Zachary Quinto, Jeff Goldblum e Sterling K. Brown.

JOGADOR Nº1 (2018)

Do cineasta Steven Spielberg, baseado no best-seller que se tornou fenômeno mundial, o longa nos leva para 2045, onde Wade Watts (Tye Sheridan), assim como o resto da humanidade, prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real.

James Halliday (Mark Rylance), o excêntrico criador do jogo, morre e deixa sua fortuna para a primeira pessoa que desvendar a chave do quebra-cabeça que ele arquitetou. Para vencer, Watts precisa abandonar a existência virtual e mergulhar na realidade.

MATRIX (1999)

Dirigido e escrito pelas irmãs Lilly e Lana Wachowski, este clássico da sétima arte revolucionou a cultura pop. Em Matrix, o mundo não passa de uma grande farsa.

No longa, acompanhamos a jornada de Thomas Anderson (Keanu Reeves) que sofre com pesadelos repetitivos que o levam a desconfiar da realidade. Sua vida muda quando ele conhece Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss) e descobre que é vítima de um sistema de inteligência artificial, que manipula a mente das pessoas e cria a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.

Além disso, Matrix Reloaded (2003), Matrix Revolutions (2003) e Matrix Ressurrections (2021) também estão disponíveis na plataforma de streaming. A Max, plataforma que em breve se tornará HBO Max, proporciona entretenimento de qualidade para públicos de todas as idades – a qualquer hora e em qualquer lugar.

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA