O diretor Brady Corbet foi premiado com o Globo de Ouro 2025 de Melhor Direção por seu trabalho no aclamado filme O Brutalista, que já se posiciona como um dos favoritos ao Oscar 2025. A produção, que estreou com grande aclamação, também conquistou o Leão de Prata no Festival de Veneza de 2024 e possui impressionantes 97% de aprovação no Rotten Tomatoes, baseado em 76 análises.
Recepção da crítica
Os críticos exaltaram tanto o estilo narrativo ousado de Corbet quanto a atuação de Adrien Brody, que vive o protagonista László Toth, um arquiteto visionário em busca de reconstrução pessoal e profissional no cenário pós-guerra. Confira alguns dos comentários mais marcantes sobre o longa:
- Damon Wise (Deadline): “Embora não alcance totalmente seu ambicioso objetivo, o filme exerce um encantamento peculiar e frequentemente transborda de imaginação.”
- Owen Gleiberman (Variety): “O Brutalista faz você sentir que está testemunhando a vida de um homem passar diante de seus olhos. Isso já pode ser um significado suficiente.”
- David Rooney (The Hollywood Reporter): “Brody raramente esteve tão bem, trazendo uma gravidade notável, além de uma dor que corrói o orgulho de László e seu senso de propósito.”
- David Fear (Rolling Stone): “Não se trata apenas de que não fazem mais filmes como este, mas que ninguém se empenha em narrativas tão expansivas com alto nível de habilidade e ousadia.”
- Yasmine Kandil (Discussing Film): “O Brutalista é um marco monumental na história do cinema moderno, sinalizando o surgimento de um novo autor no cineasta Brady Corbet.”
Sobre o filme
Com estreia nos cinemas brasileiros marcada para 6 de fevereiro, O Brutalista narra a jornada de László Toth (Adrien Brody) e sua esposa Elizabeth (Felicity Jones), que fogem da Europa pós-guerra para os Estados Unidos. Lá, enquanto testemunham o nascimento da América moderna, suas vidas são transformadas por um cliente enigmático e rico. A trama épica aborda amor, ambição e autodestruição, com uma duração de 3 horas e 35 minutos.
Com essa vitória no Globo de Ouro, Corbet e Brody fortalecem ainda mais as expectativas em torno de O Brutalista, que promete ser um dos grandes destaques da temporada de premiações.
Seja o primeiro a comentar