Bleach é um dos “big three”, um dos maiores mangás e animes da história. Mas você sabia que uma obra de arte dessa tem o nosso país como uma das influências? Pois é!
Tite Kubo, o autor, é um entusiasta e um estudioso de arquitetura (além de um designer genial). Em uma pergunta feita no KLUB OUTSIDE, o site oficial do autor, onde os fãs podem fazer perguntas diretas para ele, um fã perguntou uma vez que tipo de construção que ele gosta e o Kubo respondeu: “O capitólio de Brasília de Oscar Niemeyer e Instituto Salk de Louis Kahn. Oscar Niemeyer é a origem do nome de Oetsu Nimaiya”.
Inspirou e inspirou BASTANTE!
Oscar Niemeyer foi um dos responsáveis por desenvolver e consagrar o estilo “moderno” de arquitetura. A arquitetura moderna tem como alguns de seus elementos principais a necessidade da forma seguir a função, o uso recorrente de vidro e aço e, dentre muitas coisas, a falta de ornamentos (ou frufru). Então são formas elegantes que muitas vezes remetem a formas do corpo ou da natureza com curvas “sensuais” e minimalistas.
Além disso, ele foi um dos principais encarregados de elaborar os projetos na construção de Brasília entre 1956 e 1960 no mandato de Juscelino Kubitschek, além de ter participado também do projeto da sede da Organização das Nações Unidas(ONU) em Nova York.
E isso é muito recorrente em Bleach! Para citar alguns dos exemplos mais icônicos que demonstram isso: o palácio Las Noches do Aizen e o Silbern do Yhwach. Ambos têm formas muito inspiradas na arquitetura moderna e que poderiam facilmente ter sido projetadas por Oscar Niemeyer. Ou seja, os dois castelos dos maiores vilões da obra são feitos nesse estilo que se assemelha muito projetos do Niemeyer: o Palácio da Alvorada, A Catedral de Brasília, o Congresso Nacional, etc.
Oscar Niemeyer inspirou o DEUS da espada em Bleach!
Nimaiya Oetsu tem esse nome por causa do Niemeyer, assim como todos os Espadas tinham nomes inspirados em arquitetos e designers. Só que o Nimaiya tem um papel ainda mais importante em Bleach, porque ele é simplesmente o responsável pela criação da Zanpakutō.
Nimaiya é quem cria todas as Asauchi, a espada base que um dia se torna Zanpakutō na mão de um shinigami. Além disso, talvez seja coincidência (ou não) que ele tenha o título de “General Divino do Oeste”, enquanto Brasília fica no centro-oeste. Mas isso, assim como a possível inspiração no Neymar devido ao cabelo do Nimaiya, não são confirmadas (apesar de o cabelo ser realmente parecido, justo de um personagem inspirado em brasileiro).
O lado ruim de tudo isso é que…
Um personagem tão legal e poderoso quanto o Nimaiya apareceu por pouquíssimo tempo, ajudou os shinigamis e, no momento da luta, perdeu em menos de 5 minutos em off-screen, sem nem mostrar sua shikai, muito menos sua bankai.
Então ter um personagem visto como “deus da espada” que não mostrou nada de sua espada é uma decepção comum da saga final de Bleach, mas… o importante é que sim, Oscar Niemeyer inspirou as principais construções de Bleach e é um dos ídolos do Kubo, um amante de arquitetura.
É brasil-sil-sil-sil!





Seja o primeiro a comentar