Brasil nos extremos: Wagner Moura busca o Oscar enquanto brasileira pode concorrer ao Framboesa de Ouro

Cheyna Corrêa

A temporada de premiações de 2026 colocou o Brasil em uma situação inusitada, ocupando os dois lados da moeda em Hollywood. Enquanto celebramos a possibilidade histórica de ver Wagner Moura na disputa pela estatueta mais cobiçada do cinema, a atriz Isis Valverde enfrenta uma estreia internacional difícil, cotada para a premiação que nenhum artista quer ganhar.

A lista oficial dos indicados ao “anti-Oscar” sai nesta quarta-feira, 21 de janeiro.

O que é a Framboesa de Ouro?

Antes de tudo, é preciso entender o peso (ou a falta dele) dessa indicação. A Framboesa de Ouro (Golden Raspberry Awards ou Razzies) é uma premiação satírica criada em 1980. O objetivo é exatamente o oposto do Oscar: “homenagear” os piores filmes, atuações, roteiros e duplas do ano.

Tradicionalmente, os indicados à Framboesa são revelados um dia antes das indicações do Oscar, servindo como uma paródia ácida da temporada de glamour de Hollywood.

Isis Valverde: Estreia com o pé esquerdo?

A atriz brasileira, eternizada pelo papel de Suellen em Avenida Brasil, fez sua estreia em Hollywood no filme de ação Código Alarum. Infelizmente, a recepção não poderia ter sido pior.

Segundo o site especializado World of Reel, Isis aparece na pré-lista de indicados na categoria de Pior Atriz Coadjuvante. E ela não está sozinha no naufrágio:

  • O Filme: Código Alarum conseguiu o feito impressionante de atingir 0% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e apenas 15% do público.
  • Co-estrelas: O astro Sylvester Stallone também está cotado para a categoria de Pior Ator. O filme ainda concorre a Pior Filme, Pior Roteiro e outras categorias “desonrosas”.

A trama segue dois ex-espiões (Scott Eastwood e Willa Fitzgerald) que encontram um pen drive secreto após a queda de um avião, tornando-se alvos de uma caçada internacional.

Wagner Moura: Rumo à história

Na outra ponta do espectro, Wagner Moura vive seu momento de consagração. O ator baiano é um dos favoritos para conquistar uma vaga na categoria de Melhor Ator no Oscar 2026 por seu desempenho em O Agente Secreto.

As apostas subiram drasticamente após Moura vencer o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama. Se a indicação ao Oscar se confirmar, ele fará história:

  • Será o primeiro homem brasileiro indicado a uma categoria de atuação na história do Oscar.
  • Ele se juntará ao seleto grupo que conta apenas com Fernanda Montenegro (Central do Brasil, 1998) e Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui, 2024).

Fique ligado: os indicados à Framboesa de Ouro serão revelados amanhã (21), enquanto a lista final do Oscar sai na sequência.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA