Brecha no WhatsApp permite espionar com quem você conversa e quando faz isso

José Elias Mendes

Brecha no WhatsApp permite espionar com quem você conversa e quando faz isso

Um engenheiro de software investigou o aplicativo WhatsApp e conseguiu identificar uma vulnerabilidade que pode ser perigosa!

Rob Heaton encontrou uma brecha que, com dados precisos de quando os usuários ficam ou não online, poderia ser usada por espiões com fins maliciosos.

Você já deve ter reparado que o WhatsApp aceita que a opção “Visto por último” seja facilmente desativada. O que é impossível de desativar é a mensagem “Online”, toda vez que o aplicativo está ativo. É justamente o registro dessa mensagenzinha que pode ser acessado por terceiros!

Cruzando dados de horários e padrões em que você fica online, com as pessoas que você conversa, dá pra descobrir bastante sobre seus hábitos – como as horas que você dorme, por exemplo.

Poderia ser possível, por exemplo, rastrear um caso de relação extraconjugal! Mapeando padrões entre dois usuários e encontrar conexões.

Apesar de não ser super grave, é importante que a falha tenha sido descoberta. As informações, por mais que pareçam simples, são pessoais e devem – por contrato – ser sigilosas!

Antes que comecem a ser usadas de forma maliciosas por grandes corporações ou até mesmo criminosos, é necessário corrigir o problema. Até o momento, o WhatsApp ainda não se pronunciou sobre o assunto.

VEJA MAIS WhatsApp
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA