A franquia GTA já apresentou aos jogadores vários protagonistas ao longo de seus games, mas aquele que pode ser considerado o mais querido e popular entre os fãs é CJ, estrela de GTA: San Andreas, um dos games mais memoráveis da série criada pela Rockstar.
CJ se tornou uma figura tão popular e querida justamente por conta do enorme sucesso de GTA: San Andreas, que muitos consideram até hoje o melhor game de toda a franquia. Toda sua história dentro do jogo também contribuiu para sua popularidade ser enorme entre os fãs.
Caso queira conhecer melhor quem é CJ, confira um guia a respeito do personagem.
História de CJ
Antes de GTA: San Andreas
Carl “CJ” Johnson nasceu na cidade de Los Santos e era filho de Beverly Johnson. No decorrer do game, afirmou que não conheceu seu pai. Ele teve três irmãos: Sean “Sweet”, Brian e Kendl.
Os irmãos Johnson se tornaram amigos de Melvin “Big Smoke” Harris e Lance “Ryder” Wilson, que moravam no mesmo beco-sem saída deles.
[irp posts=”93378″ name=”Afinal, em qual época GTA Online se passa em relação a GTA V? Entenda”]
Após crescerem, Sweet se tornou líder da gangue Groove Street Families, que chegou ao seu auge no meio dos anos 1980. No entanto, após entrar em atrito com o policial corrupto Frank Tenpenny, grande vilão da GTA: San Andreas, a gangue entrou em declínio.
Brian morreu em 1987. No decorrer do jogo, Sweet deu a entender que CJ viu o irmãos deles morrer, mas não fez nada para ajudar, o que o fez deixar a gangue. Carl, então, decidiu ir embora de Los Santos e se mudou para Liberty City, onde passou a cometer pequenos crimes.
Em GTA: San Andreas
A história de GTA: San Andreas começa em 1992, quando Beverly é morta durante um tiroteio iniciado pelos Ballas, os grande rivais da Grove Street Families. Sweet avisa CJ, que retorna para o funeral da mãe.
No entanto, assim que chegou a Los Santos, o protagonista foi preso e confrontado por Frank Tenpenny e seus colegas Eddie Pulaski e Jimmy Hernandez, que forçaram CJ. a trabalhar para eles. Caso contrário, iriam incriminá-lo pela morte de Ralph Pendelbury, outro policial que estava prestes a divulgar os atos corruptos dos colegas.
CJ participa do funeral da mãe e após descobrir como que sua antiga gangue se enfraqueceu, decide ficar e ajudar a reerguer a Grove Street Families com Sweet, Big Smoke e Ryder.
Quando a gangue estava voltando a se tornar forte, Cesar Vialpando, líder de uma gangue hispânica que namorava Kendl, alerta CJ que Big Smoke e Ryder traíram a Grove Street Families e estavam trabalhando com Tenpenny e os Ballas.
CJ tenta alertar Sweet, que havia caído em uma emboscada, mas não deu certo: o protagonista foi capturado por Tenpenny e abandonado em uma zona rural, enquanto que se irmão foi preso.
A partir daí, CJ conhece uma série de personagens nas cidades de San Fierro e Las Venturas que se tornam seus aliados e o ajudam a reconstruir sua vida. O destaque fica por conta do gângster chinês Wu Zi Mu, com quem o protagonista formou uma aliança para acabarem com seus inimigos e ainda participaram de um golpe no Casino Four Dragons.
Nesse meio tempo, CJ conseguiu matar Ryder por sua traição e passou a fazer algumas missões para o policial Mike Toreno, que prometeu o ajudar a tirar Sweet da prisão.
CJ, que ficou rico após todas as suas empreitadas em San Fierro e Las Venturas, decidiu retornar para Los Santos para acabar com Tenpenny e Big Smoke. Antes, consegue libertar Sweet da prisão, que não gostou de ver que o irmão ficou milionário, se esqueceu do seu passado e pede para ele ajudar a reviver, novamente, a Grove Street Families.
Tenpenny vai a julgamento por conta dos seus crimes, mas é inocentado por falta de provas, o que causa uma verdadeira revolta nas ruas de Los Santos.
CJ se aproveita da situação para ir até o grande centro de distribuição de drogas de Big Smoke, onde teve de matar seu antigo amigo. Depois, na companhia de Sweet, inicia uma perseguição que resulta na morte de Tenpenny.
Personalidade e aparência
Diferente dos protagonistas anteriores de GTA até então, como Claude e Tommy Vercetti, CJ mostrou ser menos violento e até mais humano. Por exemplo, tentou convencer Eddie Pulaski de que ele era apenas usado por Frank Tenpenny, mas não deu certo. Ele também ficou visivelmente abalado ao matar Ryder e Big Smoke, que eram seus amigos.
Ainda assim, CJ mostrou que dependendo da situação, poderia ficar violento, especialmente contra membros de gangues rivais e aqueles que ameaçavam sua família, o que mostra sua preocupação com o bem estar de seus irmãos.
[irp posts=”91771″ name=”GTA 6 está em desenvolvimento e deve ser mais curto, diz site”]
Apesar de ser um pouco inocente e ter sua inteligência questionada por alguns personagens, CJ também mostrou ser bastante competente sempre que precisava fazer algo.
O jogador pode escolher a roupas usadas pelo protagonista, mas ele ficou conhecido por usar regata branca, calça jeans e tênis pretos.
Outra coisa que o jogador pode determinar em CJ é seu porte físico e ele pode ficar tanto musculoso quanto gordo. De qualquer forma, ele também não é muito alto. Algumas missões já mostraram que o protagonista costuma mancar em sua perna esquerda.
Seja o primeiro a comentar