Call of Duty Black Ops 6: Como o joga está rodando no XCloud?

Gabriel Leyvison

Call of Duty Black Ops 6: Como o joga está rodando no XCloud?

Call of Duty: Black Ops 6 foi lançado recentemente e rapidamente se tornou um grande sucesso, chegando ao Top 1 dos jogos mais vendidos da Steam e Microsoft Store.

Mesmo estando disponível gratuitamente no Xbox Game Pass e PC Game Pass, o jogo ultrapassou a marca de 300 mil jogadores simultâneos, o maior número de jogadores que um título da franquia já alcançou.

Com tantas opções e locais para jogar, um grupo específico de jogadores ficou preocupado até o lançamento do jogo. Os usuários do serviço de jogos em nuvem da Microsoft, o XCloud, temiam que o lançamento pudesse congestioná-los e sobrecarregar os servidores da Microsoft devido ao elevado número de jogadores.

De modo geral, serviços em nuvem utilizam um método simples, mas eficaz, para evitar o congestionamento e a queda dos servidores. As temidas filas ajudam a regular a demanda e não sobrecarregar os serviços.

Plataformas como GeForce Now e Boosteroid utilizam esse método de diferentes formas, e no caso do XCloud não seria diferente.

Durante horários de baixo uso, o tempo médio de espera nas filas fica entre 6 a 8 minutos, variando de jogador para jogador. Porém, para jogos de grande apelo popular ou grandes lançamentos, como GTA V e Starfield, as filas podem chegar a 120 minutos de espera devido ao alto volume de usuários.

No entanto, desta vez as coisas foram um pouco diferentes. Mesmo com Call of Duty sendo uma das franquias mais famosas de todos os tempos, a Microsoft parece ter se preparado para o que estava por vir.

Muitos usuários relataram filas de 2 a 7 minutos para acessar o jogo. Além disso, a baixa latência foi muito elogiada, tornando a experiência do usuário, de maneira geral, bastante satisfatória.

Um usuário comentou: “Em menos de um minuto de fila, iniciei o novo Call of Duty: Black Ops 6 via XCloud no navegador do celular.”

Anteriormente, a Microsoft já havia anunciado diversas melhorias para seu serviço de jogos em nuvem, como o streaming de jogos diretamente da biblioteca do usuário, além de melhorias na latência e aumento do BitRate da transmissão.

Satya Nadella, CEO da Microsoft, também anunciou um investimento de 14 bilhões em servidores e serviços em nuvem no Brasil.

Call of Duty foi lançado no dia 25 de outubro de 2024 e está disponível para Xbox Series S|X, PC, PS4 e PS5, além de estar acessível via streaming através do GeForce Now e XCloud.

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA