Desde o seu lançamento em 2003, a franquia Call of Duty se tornou uma das mais famosas e populares do mundo dos games e conta com uma legião de fãs e entusiastas. Cada um dos seus vários games lançados desde então conta com uma temática diferente, que explora tanto o passado quanto o futuro.
Confira abaixo quais foram essas temáticas que Call of Duty já explorou em seus títulos.
Segunda Guerra Mundial
Foi desta forma que o mundo conheceu Call of Duty: seus três primeiros jogos tinham como temática a Segunda Guerra Mundial, o maior conflito que o planeta já presenciou.
Esses três primeiros títulos não deixaram de abordar momentos importantes do conflito, como a Batalha de Stalingrado, o famoso Dia D e a tomada de Berlim, por exemplo. Tudo pelo ponto de vista dos exércitos soviéticos, americanos e britânicos.
Essa temática acabou ficando ultrapassada e repetitiva com o passar do tempo, mas ela acabou retornando em outros dois games da série. Em Call of Duty: World at War, o foco era guerra que ocorria no pacífico, algo inédito até então, já que os demais títulos focaram os conflitos ocorridos na Europa e no norte da África.
[irp posts=”82109″ name=”Call of Duty Mobile é lançado para celulares; saiba como baixar”]
Já Call of Duty: WWII, lançado no final de 2017, marcou o retorno dessa temática após uma ausência de vários anos. O game focou a Operação Overlord, que teve início justamente durante o Dia D.
Dias atuais
Após Call of Duty 3, a Activision decidiu abandonar a Segunda Guerra Mundial como palco dos games da série e optou por focar em um título voltado para os dias atuais. Assim, surgiu Call of Duty 4: Modern Warfare.
Além, claro, de armas e veículos baseados nos dias atuais, o enredo abordava questões geopolíticas e históricas recentes, como o desastre de Chernobyl, crise no Oriente Médio, golpes de estado e nacionalismo, por exemplo. Durante a campanha, o jogador alternava entre as forças especiais americanas (USMC) e britânicas (SAS).
Modern Warfare ganhou mais duas continuações que davam prosseguimento à sua história. Um chamado “soft reboot” dessa série dentro da franquia será lançado no final de outubro.
Guerra Fria
Entre Modern Warfare 2 e 3, a Activison lançou Call of Duty: Black Ops, que abordou uma nova temática dentro da série: a Guerra Fria.
O game se passa entre os anos de 1961 e 1968 e tem como foco missões clandestinas que agentes da CIA realizavam em território inimigo. Black Ops se passa em vários países que tiveram destaque durante esse conflito “silencioso”, além de contar com figuras históricas como John F. Kennedy, Robert McNamara e Fidel Castro.
O game seguinte dessa série, Black Ops II, também se passa durante a Guerra Fria, mais precisamente nos anos 80. No entanto, o título também não deixou de abordar uma nova temática.
Futuro não tão distante
Black Ops II também se passa no ano de 2025, época em que o jogar controle David Mason, filho de Alex Mason, um dos protagonistas dos primeiro jogo. Desta forma, o game também já se arriscou em explorar um futuro que não está tão distante assim de nós.
Dentro da história de Black Ops II, o mundo voltou a viver uma Guerra Fria no ano de 2025 e o jogador tem de enfrentar a ameaça de Raul Menendez, líder do cartel de drogas da Nicarágua.
O terceiro game dessa série, Black Ops 3, se passa em 2065 e explorou questões como mudanças climáticas e novas tecnologias. Já Black Ops 4, lançado recentemente, se passa entre o segundo e o terceiro jogo.
[irp posts=”78597″ name=”Call of Duty: Modern Warfare terá modo battle royale, mas só em 2020″]
Outro game da série que também se passa em um futuro próximo é Call of Duty: Ghosts, lançado em 2013, e Advanced Warfare, de 2014, que tinha a presença do ator Kevin Spacey.
Futuro bem distante
Dependendo de sua interpretação. você pode considerar 2065, ano em que se passa Black Ops, distante. Mas o consideramos próximo por conta de Call of Duty: Infinite Warfare.
Esse game da franquia se passa em futuro bem distante, no qual a Terra esgotou seus recursos naturais e as nações do planeta juntaram forças para dar início a uma colonização espacial. No entanto, isso não impediu força hostis de começarem uma guerra pelo Sistema Solar.
Por ter missões que se passam no espaço e outros planetas e luas do nosso Sistema Solar, a mecânica do game é um pouco diferente. Muitos ambientes possuem gravidade zero e o jogador pode usar uma mochila a jato para se locomover. E, obviamente, possui armamentos bem futuristas.
Um dos chamativos do game é a presença do ator Kit Harington, o Jon Snow de Game of Thrones, que interpretou o vilão Salen Kotch.
Seja o primeiro a comentar