Call of Duty: WWII terá cena de estupro na campanha

Daniel Amigo

Call of Duty: WWII terá cena de estupro na campanha

Os jogos de videogame sempre enfrentaram problemas na sua recepção quando as empresas decidem abordar determinados temas em seus produtos. Se os críticos já encontram motivos para reclamar mesmo em casos mais leves, sem dúvida o novo Call of Duty: WWII da Sledgehammer Games será um prato cheio para eles.

Recentemente, o jogo publicado pela Activision recebeu a sua avaliação pelo órgão australiano responsável pela análise de sua classificação indicativa, semelhante ao que acontece com os filmes, aplicativos, jogos eletrônicos e programas de televisão no Brasil. Ele recebeu o selo “R18+”, que indica que ele só poderia ser jogado por adultos.

O motivo não foi o uso excessivo de violência, como é de costume em jogos de tiro em primeira pessoa, mas por um único momento em que o jogador presencia uma cena de estupro. A entidade australiana afirmou em seu comunicado que Call of Duty: WWII possui “uma referência de violência sexual cuja aparição é justificada pelo contexto”.

Apesar de reconhecer que a cena faz sentido dentro da trama do jogo, a sua existência já é considerada grave o suficiente para a mudança de classificação, apesar do órgão reconhecer que “nada é mostrado de forma explícita ou incentiva o jogador a cometer qualquer abuso”.

A cena envolve o momento em que o jogador encontra um soldado nazista arrastando uma mulher, tendo a opção de matar o inimigo ou ignorar a situação e sair do local. Caso o jogador decida pela segunda opção, ele ouviria o barulho de um zíper abrindo, seguido pelos gritos da mulher. A Sledgehammer decidiu mudar a cena, retirando o barulho e mudando a roupa da vítima, mas isso não foi suficiente para mudar a análise do órgão australiano.

Call of Duty: WWII não é o único jogo a enfrentar problemas por apresentar uma cena com esse tema. Em 2012, Tomb Raider Crossroad recebeu críticas por parte de alguns jogadores quando foi divulgado que a personagem Lara Croft sofreria uma tentativa de estupro durante o jogo. Porém, na época, muitos consideraram que a cena não foi tão grave e que a polêmica foi um exagero.

Call of Duty: WWII será lançado em 3 de novembro para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA