O real motivo para Capitã Marvel aparecer pouco em Ultimato

Peter

O real motivo para Capitã Marvel aparecer pouco em Ultimato

Após o enorme sucesso de Vingadores: Ultimato, muita gente acha que a Capitã Marvel não fez nada no filme, além de ter sido arrogante e exibida. Afinal de contas, a personagem tem culpa disso tudo? A atriz Brie Larson é chata, como dizem os rumores? Ou será que existe algum motivo secreto por trás de toda essa confusão?

Há algum tempo, está rolando pela internet uma versão do filme onde um “fã” removeu todas as cenas em que a Capitã Marvel aparece. O cara odeia mesmo a personagem! Verdade seja dita: nem precisava tirar ela do filme… ela quase não aparece! Carol Danvers surge no começo, toma um chá de sumiço bonito e só reaparece no finalzinho da história pra decidir a parada contra Thanos.

Na trama, o enredo explica que a personagem tem um universo inteiro para cuidar. Mas a verdade é outra, é bem diferente nos bastidores da produção e você vai entender agora!

Por que a Capitã Marvel aparece tão pouco em Ultimato?

Quando foi anunciado um filme solo da Capitã Marvel, muita gente torceu o nariz. Quando a atriz Brie Larson falou que agora era a hora das mulheres no Universo Cinematográfico Marvel, mais gente ainda ficou incomodada. Como é que pode? Depois de 20 filmes da Marvel, a gente iria ter um estrelado por uma mulher! Absurdo isso! Só pode ser invasão! É a Disney comunista! Quem lacra, não lucra!

Até boicote ao filme a galera organizou, tentaram arrumar treta com o filme do Shazam!, enfim, é aquilo: haters gonna hate. Nada disso impediu o filme de ser bom e ter o resultado que merecia nas bilheterias.

Aí veio a participação da personagem em Vingadores: Ultimato e a birra continuou. Para quem vê o filme com cuidado, parece mesmo que ela está menosprezando os outros. Ela é arrogante, ela é mandona, ela não aceita ordens. Igualzinho ao Tony Stark, Thor, Doutor Estranho… mas a galera só viu problemas na Carol Danvers.

E ela aparece muito pouco no filme! Será que a Disney estava mesmo forçando a barra com a personagem, empurrando ela com a barriga na história? Nada disso. A verdade é bem mais simples: Ultimato foi filmado antes do filme solo da Capitã Marvel!

Os roteiristas Stephen McFeely e Christopher Markus explicaram isso em uma entrevista para o jornal The New York Times. Todas as cenas que Brie Larson filmou para Vingadores: Ultimato foram feitas antes de seu próprio filme, muito antes de eles saberem como seria a personagem, antes mesmo de existir um roteiro pronto para o filme solo da heroína.

Imagina você ter que interpretar um personagem que não tem origem definida, não tem estrutura de interpretação, não tem absolutamente nenhum detalhe de construção. Só se sabe que será uma mulher, um uniforme e umas rajadas de energia.

Os irmãos Russo, diretores do filme, também não sabiam como ia ser a personalidade da heroína. Então, eles optaram pelo genérico: “vai ser poderosa pra caramba e ser marrenta, vai daí, Brie Larson, se vira nos 30”.

É por isso que existe uma diferença tão grande de interpretação entre os dois filmes, por isso a Capitã Marvel é mais fria e quase não tem senso de humor em Vingadores: Ultimato. Os maneirismos da Carol Danvers, a personalidade mais trabalhada dela só apareceria durante as filmagens do filme solo da heroína.

Faltou planejamento?

Segundo os roteiristas de Vingadores: Ultimato, foi por esse mesmo motivo que eles reduziram – e muito – o papel da Capitã Marvel no filme. Eles também não tinham a menor ideia do que iria acontecer no filme solo. Como eles explicaram: “Ela tem falas de um personagem 20 anos depois de sua história de origem, que ninguém havia escrito antes. É simplesmente insano”.

Geralmente, as coisas no UCM são planejadas com bastante antecedência. No entanto, não foi possível evitar esse hiato de filmagens. Para Brie Larson, aquelas cenas fora de contexto foram seu primeiro contato com a personagem.

vingadores ultimato

Para os roteiristas também era um desafio: eles podem colocar piadas em seus diálogos? Será que ela poderá ter um interesse romântico? Será que eles fazem ela chorar em alguma parte? Não dava para fazer sem saber como seria o filme solo dela! Eles reconheceram que o planejamento não funcionou direito nesse ponto específico e que ficaram de mãos atadas.

Stephen McFeely e Christopher Markus sabiam, também, que não era função deles apresentar a Capitã Marvel para o público. Quem viu o filme solo viu, quem não viu não viu. Vingadores: Ultimato não era lugar para apresentar ninguém, era a hora de fazer um filme centrado nos Vingadores originais. O resto era elenco de apoio.

Segue a explicação nas palavras dos próprios roteiristas: “Certamente, a Capitã Marvel está no filme um pouco menos do que você imaginava, não era a história que a gente estava tentando contar – são os Vingadores originais lidando com a perda e chegando a uma conclusão. Ela é sangue novo”.

A solução que foi encontrada foi o que nos foi apresentado nos cinemas: Carol Danvers quase não aparece e, quando aparece, é cheia de marra. Daí para aumentar o ranço contra a personagem foi um pulo.

Segundo Kevin Feige, o todo-poderoso da Marvel, já existem planos para um possível “Capitã Marvel 2”. Dá pra confiar que, agora, a equipe já sabe o que esperar da personagem, Brie Larson já está afiada no papel e ninguém vai ficar dando tiros no escuro.

Entre os rumores para a continuação, estão a aparição da Ms. Marvel Kamala Khan e até da segunda Capitã Marvel, a Monica Rambeau. Essas outras heroínas estão nos planos de Kevin Feige e só falta mesmo uma confirmação oficial.

A Fase 4 do UCM está prestes a começar e a Disney deve fazer um anúncio de peso ainda esse semestre. Fiquemos na torcida pela volta da Capitã Marvel. O que foi visto em Vingadores: Ultimato foi muito bom, mas foi pouco. Manda mais Carol Danvers aí, Kevin!

VEJA MAIS Capitã Marvel Vingadores: Ultimato
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA