Capitão América: Guerra Civil, um dos filmes mais importantes do Universo Cinematográfico Marvel (UCM), retratou o famoso conflito que dividiu os Vingadores. Kevin Feige, presidente da Marvel, revelou recentemente que o longa quase não teve a presença do Homem-Aranha e do Homem de Ferro.
Feige participou de uma sessão de perguntas e respostas na New York Film Academy e foi questionado sobre o processo de desenvolvimento dos filmes da Marvel e seleção de personagens. Durante o bate-papo, o responsável pelo UCM decidiu falar a respeito do próprio Capitão América: Guerra Civil.
Sobre o Homem-Aranha, Kevin Feige e os demais responsável precisaram desenvolver o enredo do filme sem ter certeza se o herói poderia aparecer, já que o presidente da Marvel Studios ainda negociava com a Sony a aparição do amigo da vizinhança.
“Sobre Homem-Aranha em Guerra Civil, vocês já devem ter ouvido várias histórias. Nós conseguiríamos fazer o acordo com a Sony ou não? Isso aconteceu recentemente”, disse Feige, ao lembrar que o acordo teve de ser renegociado há alguns meses.
[irp posts=”86028″ name=”Homem-Aranha: Tom Holland ajudou nas negociações bêbado; entenda”]
“Mas foi o que aconteceu na primeira vez em que escrevemos Guerra Civil. Então, Joe e Anthony Russo (diretores), Christopher Markus e Stephen McFeely (roteiristas) e Nate Moore (produtor) estavam o desenvolvendo e eu dizia ‘acho que vai ter o Aranha!’. E, depois, falava ‘esqueçam, não vai dar certo”, complementou.
Feige também revelou que a Marvel Studios não tinha um acordo para a participação de Robert Downey Jr. em Capitão América: Guerra Civil e ficou em dúvida se o Homem de Ferro poderia aparecer no filme.
“Não tínhamos um acordo com o Downey Jr. Logo pensei ‘vai ficar bom com o Downey Jr., seria Capitão contra o Homem de Ferro’. Depois, ‘eu não sei, pode não ter o Downey Jr. Certo, vai ser o Capitão contra quem?'”, afirmou.
Por conta dessas dúvidas, Markus e McFeely não chegaram a escrever o roteiro completo do filme, mas deixaram tudo preparado para eventuais mudanças. Além disso, como tudo é meticulosamente planejado dentro da Marvel Studios, ele lembrou: “tivemos sorte que tudo deu certo”.
[irp posts=”86924″ name=”10 cenas marcantes do Capitão América nos filmes da Marvel”]
Sobre o Universo Cinematográfico Marvel (UCM)
O Universo Cinematográfico Marvel (UCM) foi lançado em 2008 com o intuito de criar um universo compartilhado de filmes estrelados por personagens da editora. O filme que deu início à franquia foi Homem de Ferro e o grande responsável por desenvolvê-la é Kevin Feige, presidente da Marvel Studios.
Desde então, mais de 20 filmes foram lançados e praticamente todos foram bem avaliados pelos fãs e crítica. Eles foram protagonizados pelos personagens mais famosos da Marvel, como Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Homem-Aranha, Hulk, Viúva Negra, Capitã Marvel, Homem-Formiga, Doutor Estranho, entre outros.
O UCM foi dividido em três fases distintas, que ganharam o nome de Saga do Infinito e tiveram como principal enredo o desejo do vilão Thanos de coletar as Joias do Infinito para matar metade do universo. A chamada Fase 4 começa em 2020, com o filme solo da Viúva Negra. A franquia também conta com séries de TV e filmes curta-metragem. No entanto, essas produções têm pouquíssimas ligações com os filmes.
Em breve, também serão lançadas séries no serviço de streaming Disney+. Essas produções terão ligações diretas com os filmes e serão protagonizadas por personagens que já estiveram presentes nos longas.
O Universo Cinematográfico Marvel é a franquia cinematográfica que mais arrecadou em bilheteria na história do cinema, com lucro estimado de US$ 22 bilhões.
Seja o primeiro a comentar