Capuz Vermelho: história e poderes do personagem da DC

Augusto Ikeda

Capuz Vermelho: história e poderes do personagem da DC

O personagem Jason Todd passou uma jornada bem turbulenta nos quadrinhos da DC. Ele já foi o Robin, o famoso ajudante do Batman, mas atualmente, atua como o Capuz Vermelho.

Esse personagem já foi morto de uma maneira bem controversa e que ainda gera discussões até hoje. No entanto, estamos falando de quadrinhos: alguns anos mais tarde, foi ressuscitado, mas se tornou uma pessoa bem diferente.

Caso queira conhecer melhor Jason Todd/Robin/Capuz Vermelho, continue a leitura abaixo. Neste texto, falaremos da versão que existiu até o relançamento dos Novos 52 da DC.

Quem é Jason Todd, o Capuz Vermelho

Capuz Vermelho

Jason Todd foi criado por Gerry Conway e Don Newton e fez sua estreia nos quadrinhos da DC em março de 1983. No entanto, só foi se tornar o Robin pra valer alguns meses depois.

O personagem foi criado com o intuito de fazer o Batman voltar a ter o Robin como parceiro, já que o original, Dick Grayson, passou a atuar com os Jovens Titãs e assumiu a identidade do Asa Noturna.

No entanto, Jason Todd não caiu nas graças dos fãs e houve um consenso dentro da DC de que o personagem era até mesmo odiado por alguns.

História de Jason Todd como Capuz Vermelho

Dias como Robin e uma morte trágica

Capuz Vermelho-Jason Todd como Robin

Jason Todd foi apresentado como um órfão que sempre que tivesse necessidade, cometia pequenos crimes. Um dia, foi adotado pelo Batman, que decidiu treiná-lo para se tornar o novo Robin.

Após seis meses de treinamento, Jason Todd se tornou oficialmente o segundo Robin da história. No entanto, diferente de seu antecessor, Dick Grayson, ele era impulsivo, imprudente e tinha muita raiva quando lutava.

Essas atitudes do novo Robin colocaram ele e o Batman em uma saia justa. Como não mostrou sinais de que pararia de se comportar dessa maneira, seu mentor teve de Jason de escanteio por um tempo.

Como os fãs de longa data da DC já sabem, Jason Todd viu seus dias como Robin terminarem de maneira trágica.

Na famosa HQ Uma Morte em Família, Jason descobriu que sua mãe, Sheila, estava viva, e que o Coringa a forçava a cometer crimes.

Um dia, Jason viu o Coringa e sua mãe em um galpão e alertou o Batman. No entanto, decidiu tentar salvá-la sozinho, mas caiu em uma armadilha arquitetada pela própria Sheila, pois ela não queria que sua vida criminosa fosse descoberta.

Jason, então, foi capturado e em uma das cenas mais famosas e controversas dos quadrinhos, o Coringa o espancou com um pé de cabra. 

Depois de deixar Jason desacordado, o Coringa amarrou Sheila em um poste e deixou uma bomba nesse galpão.

O jovem herói se recuperou, mas não conseguiu escapar da explosão, que matou tanto ele quanto sua mãe.

Vale lembrar que foram os próprios fãs que escolheram esse destino cruel para Jason Todd, após a DC organizar uma votação por telefone. Lembre-se que ele era detestado por parte do público.

O Batman não conseguiu chegar a tempo de impedir a morte do seu pupilo. Por conta disso, sempre considerou essa sua maior falha e culpava-se constantemente. Sem outra escolha, teve de escolher Tim Drake para ser o novo Robin.

Volta como Capuz Vermelho

Seis meses mais tarde (ou 2005, 17 anos depois do acontecimento), Jason Todd foi ressuscitado após o Superboy-Prime causar uma mudança na realidade.

Jason conseguiu sair do seu caixão, mas logo desmaiou de exaustão e foi hospitalizado. Após ficar um ano em coma, acordou, mas não se lembrava de sua vida anterior.

Não demorou muito para Jason ser reconhecido por Talia al Ghul, que tentou ajudá-lo a recuperar sua memória.

Como nada dava certo e o pai de Talia, Ra’s al Ghul, ordenou que Jason Todd fosse eliminado, ela não teve outra escolha a não ser usar o famoso Poço de Lázaro.

Jason, enfim, recuperou sua memória, mas sua personalidade ficou um pouco mais sombria. Ele se lembrava até mesmo de sua morte e quis se vingar do seu mentor. Para isso, decidiu treinar para se transformar em um assassino.

Jason Todd chegou a colocar uma bomba no Batmóvel do Batman, mas desistiu da ideia. Ainda assim, deu pistas para ele de que havia ressuscitado.

Apenas após o Máscara Negra ter se tornado o grande criminoso de Gotham que Jason Todd decidiu se tornar o Capuz Vermelho. Ele também criou sua gangue e com o passar do tempo, tomou o lugar de Roman Sionis.

Por conta de suas atividades criminosas, o Capuz Vermelho logo entrou em atrito com o Batman e alguns de seus aliados. Mais tarde, o Cavaleira das Trevas, enfim, descobriu que seu novo inimigo era seu antigo pupilo ressuscitado.

Jason Todd confrontou seu sucessor, Tim Drake, e o venceu em um duelo. Depois, sequestrou o Coringa e voltou a se encontrar com o Batman.

Jason perguntou para seu mentor por que ele não matou o Coringa para vingar sua morte. O herói respondeu que jamais cruzaria essa linha.

O personagem, então, tentou forçar o Batman a matar ele (o próprio Jason) ou o Coringa, mas o herói conseguiu se safar e não precisou matar nenhum dos dois.

Em seguida, o Coringa se aproveitou da situação e detonou alguns explosivos que estavam próximos, mas Jason e o Batman sobreviveram.

Em sua aparição seguinte, Jason Todd, que havia se escondido após essa explosão, voltou a atuar como uma versão assassina do Asa Noturna em Nova York, o que o fez entrar em atrito com Dick Grayson. Depois, voltou a ser o Capuz Vermelho

Na HQ Contagem Regressiva para a Crise Final, Jason Todd parou na Terra-51 e conheceu o Batman dessa realidade. Diferente do original, essa versão do Cavaleiro das Trevas decidiu matar criminosos após a morte do próprio Jason, o que fez essa dimensão se transformar em um mundo quase pacífico.

Por conta disso, Jason Todd criou laços fortes com essa versão do Batman. O herói entregou para ele um traje novo que havia desenvolvido pouco antes de sua morte.

Jason aceitou o presente e se tornou, novamente, pupilo do Batman. Ele passou a atuar com o nome de Robin Vermelho. 

No entanto, ficou arrasado quando essa versão do Batman morreu. Ele teve de voltar para sua realidade, onde continuou a ser o Capuz Vermelho.

Na HQ A Batalha pelo Capuz, o Batman aparentemente morreu e Jason foi convocado para a Batcaverna por Tim Drake. Os dois ouviram uma mensagem que Bruce Wayne deixou para eles.

Em seguida, Jason decidiu criar sua própria versão do traje do Batman e passou a combater o crime, apesar de seus métodos brutais.

No final das contas, perdeu para Dick Grayson o direito de ser o novo Batman e, mais uma vez, teve de voltar a ser o Capuz Vermelho.

Ele quis se vingar de Dick, mas foi novamente derrotado. Por conta disso, foi encaminhado ao Asilo Arkham, onde ficou por um tempo. Na mesma época, Bruce Wayne retornou e voltou a ser o Batman.

Poderes e habilidades

Assim como o próprio Batman e seus aliados, Jason Todd/Robin/Capuz Vermelho também não possui superpoderes, mas é dono de habilidades incríveis, com destaque para:

  • Corpo no ápice humano
  • Acrobata de primeira
  • Grande piloto de carros
  • Manuseio de armas de fogo
  • Intelecto genial
  • Artista marcial de primeira
  • Grande arremessador de objetos
  • Conhecimentos de vigilância.

A grande fraqueza de Jason Todd, segundo o Batman e outros personagens, é sua raiva. Segundo eles, o personagem era tomado pelo sentimento de uma maneira que o deixava exposto a danos físicos e mentais durante lutas.

Isso é tudo que você tinha de saber a respeito do Capuz Vermelho de Jason Todd. Uma história um tanto complicada e até trágica, não é verdade? Em breve, nós o veremos em ação na terceira temporada de Titãs.

Para ficar por dentro de tudo que acontece no universo da DC, não deixe de conferir o canal do Ei Nerd! no YouTube, que conta com vídeo novos todos os dias.

Mais sobre o Capuz Vermelho no canal do Ei Nerd!:

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA