Casa Targaryen: a história da família em Game of Thrones e nos livros

Augusto Ikeda

Casa Targaryen: a história da família em Game of Thrones e nos livros

Dentro da série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, bem como o seriado Game of Thrones, uma das famílias mais importantes é a Casa Targaryen, que já se envolveu em diversos acontecimentos marcantes ao longo da história desse universo fantasioso e cheio de intrigas políticas criado por George R.R. Martin.

Os integrantes dessa família já tiveram participações de grande destaque e roubaram a cena em diversos momentos, além de terem algumas características físicas e costumes próprios que se tornaram uma marca registrada entre seus membros.

Confira abaixo a história da Casa Targaryen dentro dos livros e da série de TV.

Origens e história da Casa Targaryen

A Casa Targaryen é originária da região da Valíria, uma península que fica ao sul do continente de Essos. No entanto, deixaram o local pouco antes de sua destruição e se mudaram para a Pedra do Dragão, ilha que fica próxima de Westeros, se tornando o lar dessa poderosa família.

Um século após deixarem Valíria, Aegon I Targaryen deu início a uma guerra em que ele conseguiu conquistar, um por um, seis dos sete reinos de Westeros com a ajuda dos seus dragões. Ele se apoderou do último graças a um casamento político.

Os Targaryen criaram a cidade de Porto Real (“King’s Landing”) para ser a nova capital de Westeros. Primeiramente, construíram um forte que servia como a sede do governo, que anos mais tarde, foi substituído pela Fortaleza Vermelha.

Aegon derreteu as espadas de seus opositores e criou o Trono de Ferro, que se tornou o grande símbolo de poder em Westeros.

A Casa Targaryen governou o continente por 300 anos e 17 homens da família se sentaram no Trono de Ferro.
A dinastia terminou com a morte de Aerys Targaryen, também conhecido como Rei Louco, que foi morto por Jaime Lannister durante a Rebelião de Robert Baratheon, que assumiu o posto de Rei dos Sete Reinos. Esse acontecimento se passa por volta de 15 anos antes do início dos livros e da série.

[irp posts=”84049″ name=”HBO confirma série derivada de Game of Thrones focada nos Targaryen”]

Cultura da Casa Targaryen

O símbolo da Casa Targaryen se trata de um dragão vermelho com três cabeças (que representam Aegon, Rhaenys e Visenya), acompanhado do lema “fogo e sangue”, para lembrar seus integrantes sobre suas origens da região da Valíria.

Assim como as demais famílias que nasceram na região que fica em Essos, os Targaryen possuem as seguintes características físicas: pele clara, cabelos loiros ou platinados e olhos que podem ter tons de roxo ou azul claro.

Curiosamente, os Targaryen conseguem tolerar mais o calor do que as outras pessoas, mas não chegam a ser imunes ao fogo. Seus integrantes também possuem o costume de terem sonhos premonitórios, algo que já acontecia quando ainda eram residentes de Valíria.

Inclusive, foi por esse motivo que eles saíram do local: Daenys Targaryen, conhecida como Daenys, a Sonhadora, teve visões do cataclisma que atingiria Valíria um dia.

Outro costume muito comum na família é que eles não costumam se relacionar com outras casas e seus descendentes são frutos de relações consanguíneas (algo comum entre os valirianos). Por conta disso, seus integrantes costumam ter surtos de loucura, algo que os próprios Targaryen já admitiram ter.

Mesmo após fundarem Porto Real e construírem a Fortaleza Vermelha, a família manteve o trono presente na Pedra do Dragão em sua posse. O herdeiro direto do Trono de Ferro era quem o ocupava e recebia o título de Príncipe da Pedra do Dragão.

A Casa Targaryen também construiu Solarestival, que servia como residência da família durante o verão e que também tinha seu próprio trono, que era ocupado pelos filhos mais novos.

Os Targaryen também tinha o costume de seguir os deuses da Valíria, mas abandonaram o costume quando chegaram a Westeros e se converteram à Fé dos Sete, a religião predominante no continente. Seus entes falecidos costumam ser tradicionalmente cremados.

Os dragões

Qualquer fã de Game of Thrones e As Crônicas de Gelo e Fogo sabe que a Casa Targaryen sempre foi muito próxima dos dragões que habitam esse mundo fantasioso. Aenar Targeryen levou cinco dragões com ele quando a família se mudou para a Pedra do Dragão e eles foram utilizados nas guerras de conquista dos reinos por Aegon I. No entanto, com o passar do tempo, eles foram morrendo e acabaram sendo extintos.

Mesmo assim, a família manteve o costume de sempre dar um ovo de dragão para cada novo membro da família (vale lembrar que os ovos de dragão podem permanecer intactos por décadas e até mesmo séculos). Depois de 150 anos, eles ressurgiram graças a Daenerys, que se tornou “mãe” de Dragon, Rhaegal e Viserion.

[irp posts=”81639″ name=”Game of Thrones: Kit Harington revela que não assistiu à temporada final”]

Os principais membros da Casa Targaryen

Aenar Targaryen – considerado o integrante mais antigo da família. Ele é o pai de Daenys e após o sonho premonitório da filha, evitou o desaparecimento da casa ao fugir para a Pedra do Dragão antes do cataclisma que atingiu a Valíria.

Aegon I Targaryen – o grande responsável por fazer a Casa Targaryen se tornar a grande governante de Westeros por três séculos. Foi ele o responsável por iniciar as conquistas dos Sete Reinos e se tornou seu primeiro lorde e também o primeiro a se sentar no Trono de Ferro.

Aerys II Targaryen – o 17º e último membro da família que se sentou no Trono de Ferro. O início do seu reinado, que durou 21 anos, começou com paz e prosperidade. No entanto, uma série de acontecimentos lhe deixaram paranoico e cruel, o que fez ganhar o famoso apelido de “Rei Louco”. Acabou morto por Jaime Lannister durante a Rebelião de Robert.

Rhaegar Targaryen – ele seria o próximo herdeiro do trono, mas também acabou morto durante a Rebelião de Robert. Por conta disso, ele era o Príncipe da Pedra do Dragão. Ele se apaixonou por Lyanna Stark e na série televisiva, tiveram um filho, que era ninguém mais, ninguém menos que Jon Snow.

Viserys Targaryen – irmão de Rhaegar e Daenerys, ele sobreviveu á Rebelião de Robert e teve de se exilar ao lado da irmã. Acabou sendo morto pelos Dothraki.

Daenerys Targaryen – a integrante mais famosa da família, que teve grande destaque tanto nos livros quanto na série. Ela é a filha mais nova de Aerys e chegou a dar à luz Rhaego, que não sobreviveu. No seriado, ela acabou morta por Jon Snow para evitar um novo governo tirano em Westeros.

Ei Nerd, não deixe de conferir:

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA