A Turma da Mônica colocou, nesta semana, o personagem Cascão, que possui aversão à higiene, no meio da enchente em uma campanha dedicada às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul.
Essa é a segunda vez que Cascão entrou na água, já que o fato inédito já havia acontecido em 1983, quando o personagem porcalhão também foi ajudar nas enchentes na região Sul do país.
Na época, ele apareceu em um tirinha preto e branca com pertences enrolados dentro de um saco. Agora, a mesma imagem foi redesenhada e recolorida pela mesma causa.
“Em uma catástrofe como essa, toda ajuda é bem-vinda, e até o Cascão sabe disso. Juntos, pelo Rio Grande do Sul”, diz a publicação feita nas redes sociais, que também coloca uma chave Pix para doações monetárias.
Uma situação similar aconteceu em 2020, durante a pandemia da Covid-19, quando Cascão também foi desenhado lavando as mãos e tomando banho para alertar sobre a importância da higiene durante aquele período crítico.
Confira:
Em uma catástrofe como essa, toda ajuda é bem-vinda e até o Cascão sabe disso. + pic.twitter.com/e2uJjTfpeL
— Turma da Mônica (@TurmadaMonica) May 7, 2024
Cascão é da Turma da Mônica
É difícil encontrar uma criança brasileira que nunca tenha lido um gibi da Turma da Mônica, a mais famosa criação de Maurício de Sousa.
A série começou em 1959, ainda em tirinhas de jornal, e logo ganhou os quadrinhos, além de diversas outras mídias.
As histórias principais giram em torno do Bairro do Limoeiro, onde vivem Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e outros personagens.
Embora o público alvo seja infantil, as histórias são famosas pelo humor e paródias de filmes, músicas e outros elementos da cultura pop.
Há ainda “spin-offs”, como a turma do Chico Bento, Penadinho e Papa-Capim, além da Turma da Mônica Jovem.
A franquia teve ainda filmes animados, filmes e série em live-action, séries animadas e até mesmo videogames.
Hoje as revistas são publicadas em 14 idiomas, em vários países do mundo, tendo alcançado uma popularidade razoável na maioria deles.
Mauricio de Sousa permanece no comando das HQs, embora outros roteiristas e desenhistas trabalhem com ele.
Seja o primeiro a comentar