A morte de Chadwick Boseman deixou muitos fãs chocados e entristecidos. O ator ficou mais conhecido por ter vivido o Pantera Negra nos filmes da Marvel, mas em outros trabalhos para os cinemas, interpretou figuras famosas da história dos Estados Unidos.
No caso, estamos falando de Jackie Robinson, James Brown e Thurgood Marshall. E afinal de contas, quem foram exatamente eles? Confira abaixo.
Jackie Robinson
Em 42 – A História de Uma Lenda, Chadwick Boseman viveu Jackie Robinson. O atleta ganhou notoriedade por ter sido o primeiro afrodescendente contratado por uma equipe da Major League Baseball (MLB), a principal liga de beisebol dos Estados Unidos.
A contratação de Robinson ocorreu em 1947. Até então, atletas afrodescendentes que queriam seguir carreira no beisebol tinham de jogar em uma liga apenas para eles, que não tinha o mesmo destaque e atenção.
Jackie Robinson foi contratado pela equipe do Brooklyn Dodgers (atualmente o Los Angeles Dodgers) e teve de conviver com o racismo de outros jogadores, técnicos e principalmente dos fãs, além de ter recebido ameaças de morte. Ainda assim, lidou com o problema sem o uso de qualquer tipo de violência.
Robinson atuou apenas pelo Brooklyn Dodgers e se aposentou em 1956. No aniversário de 50 anos de sua estreia, em 15 de abril de 1997, a MLB o homenageou e aposentou o número 42, com o qual atuou durante sua carreira, de todas as equipes.
Robinson morreu em 1972 após sofrer um ataque cardíaco.
James Brown
O nome mais conhecido dos fãs brasileiros, com certeza, é o de James Brown. Chadwick Boseman o interpretou no filme Get On Up – A História de James Brown.
O cantor se tornou um dos nomes mais importantes da música soul e funk dos EUA. Ele iniciou sua carreira como cantor gospel nos anos 1950 e começou a fazer sucesso na década seguinte. Algumas de suas canções tinham menções a movimentos dos direitos civis americanos e mencionavam o orgulho que tinha de suas origens.
James Brown continuou cantando até os dias finais de sua vida. O cantor faleceu no dia de Natal em 2006, por complicações causadas por uma pneumonia.
Thurgood Marshall
Por fim, Chadwick Boseman também viveu Thurgood Marshall em Marshall: Igualdade e Justiça.
Thurgood Marshall fez história por ter sido o primeiro afrodescendente escolhido para compor a Suprema Corte dos Estados Unidos, o que aconteceu durante o governo do presidente Lyndon B. Johnson, em 1967.
Marshall também ganhou fama por ter se envolvido em casos que envolviam questões raciais, seja antes ou depois de seu período na Suprema Corte dos EUA.
Thurgood Marshall se aposentou apenas em 1991, já no governo de George H.W. Bush, o “Bush pai”. Ele faleceu em 1993 por conta de problemas cardíacos. Seu sucessor, Clarence Thomas, também é afrodescendente e ainda é membro da Suprema Corte.
Seja o primeiro a comentar