As séries Chaves e Chapolin Colorado têm, até hoje, um lugar especial no coração de muitos fãs brasileiros, que cresceram vendo as aventuras dos personagens criados por Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito. Em breve, eles devem ganhar um série derivada e um filme, respectivamente.
Quem confirmou as informações foi Roberto Gómez Fernández, filho de Bolaños, em entrevista para a GQ México.
A respeito da série derivada do Chaves, Fernández revelou que novas histórias devem ser contadas e trouxe uma novidade que deve animar os fãs.
“O que foi feito com o elenco original não pode ser repetido. Mas há uma história que nunca foi adaptada para a televisão: a origem do Chaves. Só saiu em livro e poderíamos explorar a visão dos diferentes personagens da vila”, afirmou.
Já sobre o filme do Chapolin Colorado, que celebrou 50 anos de existência em 2020, Fernández disse que ainda não existem muitas informações sobre o projeto, mas prometeu que entregará o melhor resultado possível para o público, mesmo ciente da grande competição que tem pela frente.
“Estamos trabalhando em paralelo em um filme live-action. Tivemos pouco tempo para trabalhar nisso, temos que fazer todo um processo para ver o tamanho que podemos fazer. Estamos confiantes que, ao fazer o filme em live-action, não poderemos competir com um filme de super-heróis americanos que custam 20 milhões de dólares, mas podemos ter uma produção de qualidade”, afirmou.
Por fim, Fernández afirmou que ainda não fechou acordo para um canal exibir a série derivada e nem um estúdio para gravar um filme.
Impasse com Chaves e Chapolin Colorado ainda não foi resolvido
Fernández também se pronunciou a respeito do entrave que impede a exibição dos programas do pai em todo o planeta, o que fez o SBT interromper a exibição de Chaves pela primeira vez em 36 anos. Para o azar dos fãs, ele disse que a questão ainda não foi resolvida.
“Se não temos um acordo, a Televisa (responsável pelos programas) não pode transmiti-los e nem posso fazer nada com os programas originais. Eles terão de ficar guardados até que haja um acordo”, afirmou.
Sobre Chaves
Chaves, ou El Chavo del Ocho no original, foi um seriado mexicano criado por Roberto Bolaños, também conhecido como Chespirito. Rodado entre 1971 e 1980, foi – e ainda é – um enorme sucesso no Brasil, sendo exibido até hoje pelo SBT e pelo canal fechado Multishow.
A série, que fazia parte de um programa com várias esquetes escritas por Chespirito, trazia o próprio Bolaños no papel de Chaves, um menino órfão que morava em uma vila, frequentemente se escondendo dentro de um barril. Ele interagia com as outras crianças, principalmente Chiquinha (Maria Antonieta de las Nieves), filha do Sr. Madruga (Ramón Valdés), e Quico (Carlos Villagrán), filho da irritada Dona Florinda (Florinda Meza).
O elenco contava ainda com Rubén Aguirre como o Professor Girafales, Angelines Fernández como Dona Clotilde, a “Bruxa do 71” e Édgar Vivar como o Senhor Barriga e também seu filho, Nhonho. Entre os personagens recorrentes se destacaram nomes como o carteiro Jaiminho (Raúl Chato Padilla) e o estudante Godinez (Horácio Bolaños, irmão de Roberto).
Alguns de seus episódios tornaram-se extremamente famosos no Brasil, com piadas, memes e referências sendo feitos com frequência.
Seja o primeiro a comentar