Aqui está uma experiência que talvez você tenha compartilhado em algum momento: você faz um novo amigo e os dois começam a falar sobre os jogos que amam. Vocês casualmente conversam sobre o novo lançamento ou o próximo jogo que estavam esperando e então acontece: vocês percebem que ambos compartilham um profundo amor pelo mesmo jogo. Digamos que o jogo seja Dragon Age. Uma hora desliza entre histórias das guerras, o debate sobre qual classe é melhor e por quê e finalmente vem o convite de formalização da amizade: “Cara, me add no Xbox Live e vamos jogar. Qual é o seu gamertag?”. O clima fecha e você responde: “Eu jogo no PlayStation 4.”
Essa conversa, ou alguma variação da mesma, já ocorreu muitas vezes. Já até afastou amizades de longa data. Principalmente entre PS3 e Xbox 360, com seus serviços de jogos online. Mas e agora? Poderíamos estar vendo um fim desta divisão terrível no futuro próximo?
Muito recentemente, a Microsoft fez um anúncio que nos chocou. “…além de suportar nativamente jogos de plataforma cruzada entre Xbox One e Windows 10 que usam o Xbox Live, estamos permitindo que os desenvolvedores apoiem plataforma cruzada entre consoles”. Claro que há um pequeno problema – os desenvolvedores terão que dar o suporte desta função e a Microsoft praticamente gritou com a Sony e disse que ela teria que permitir o jogo “cross-network” também. Rocket League é o primeiro jogo que nós sabemos que vai aproveitar esta nova característica do Xbox One e os jogadores serão capazes de jogar com jogadores de PC online “…com um convite aberto pra outras redes participarem também”. E, naturalmente, eles querem dizer a Sony.
Enquanto eu estou certamente feliz que a Microsoft está tomando este passo, parece estranho pra mim que ela usou uma linguagem de desafio dirigido à Sony, quando a Sony já saltou este obstáculo há muito tempo. Final Fantasy XIV. Street Fighter V. Os proprietários de PlayStation 4 já gozavam de “cross-network” e a Microsoft está chegando tarde na festa. Sem falar que o Final Fantasy XI já unia jogadores de Playstation XI e PC.
Eu totalmente espero que a Sony aceite este convite e torne Rocket League, um dos primeiros jogos imensamente populares da atual geração, um elo entre as principais plataformas, excluindo o Wii U. Falando da Nintendo, se esta bola de neve ganhar força e crescer enquanto o NX está sendo produzido, espero que a Nintendo entre nesta ação também. As pessoas pensam que eu sou louco por dizer isso, mas estou plenamente confiante de que a Nintendo vai desfrutar de suporte de apoiadores como a EA e a Square Enix, e não vai me surpreender se virmos Final Fantasy XIV no NX, expandindo ainda mais a sua “cross-network”.
Isso é um sonho. A guerra de consoles nunca esteve tão divisiva. Algumas pessoas gostam de seu chocolate doce e outros gostam dele amargo, mas ninguém odeia o chocolate. Esse é o meu jeito estranho de dizer que todos os jogos deveriam unir os amigos – e não segregar. Quanto menos barreiras tivermos pra compartilharmos algumas risadas online e participar de algumas aventuras juntos, melhor. Espero que este pequeno e dúbio ato da Microsoft acabe incentivando mais desenvolvedores a trabalharem pra fazer da “cross-network” um recurso principal dos seus jogos. Quem sabe, talvez no próximo ano vamos estar apenas nos lembrando quando os jogadores de PS4 não poderiam jogar Dragon Age ou The Division com seus amigos no Xbox Live e rir?
A gente só não pode lembrar da época do Mega Drive VS Super Nintendo. Aquilo vai gerar fúria pra sempre.
Seja o primeiro a comentar