A minissérie Chernobyl se tornou um sucesso repentino e foi bastante elogiada pelo público e crítica pela forma que abordou o maior desastre nuclear da história da humanidade. E seu episódio final não deixou de citar todas as consequências do acidente e o que ocorreu com seus principais envolvidos.
Com isso em mente, entenda mais abaixo os acontecimentos e os detalhes do episódio final de Chernobyl.
O que aconteceu no final de Chernobyl?
O início do capítulo final de Chernobyl se passa 12 horas antes do acidente na Usina Nuclear.
Anatoly Dyatlov é visto em uma reunião com o diretor Viktor Bryukhanov e o engenheiro Nikolai Fomin, em que discutem como que eles lidarão com o teste durante a madrugada, apesar de estarem cientes de que a segurança não era das melhores.
Em seguida, o episódio pula para julho de 1987, quando o governo soviético realizou o julgamento de Dyatlov, Bryukhanov e Fomin. além de tentar compreender melhor as causas do acidente.
[irp posts=”74210″ name=”O significado dos títulos dos episódios de Chernobyl”]
O restante do episódio final alternou cenas entre as horas antes da explosão acontecer e esse julgamento realizado em 1987.
Boris Shcherbina, Ulana Khomyuk e Valery Legasov apresentaram provas no julgamento que mostravam que o desastre foi causado por erro humano.
O final de Boris Shcherbina
Scherbina apresentou provas de que esse teste de segurança foi conduzido três vezes e em todas, falhou. E que foi na quarta tentativa que o acidente ocorreu. Além disso, afirmou que os responsáveis ainda ignoraram ordens de não conduzirem o experimento.
No final do capítulo, Scherbina e Legasov são vistos conversando do lado de fora da corte e reforçaram a amizade que fizeram durante as investigações da causa do acidente.
Legasov afirma para Scherbina que estava orgulhoso dele e que o admirava bastante. Vale lembrar que o início da série, Boris não estava muito disposto a trabalhar ao lado de Valery e nem dava muita bola para o que ele dizia.
Durante o episódio final, Scherbina é visto tossindo várias vezes, um claro resultado de sua exposição à radiação de Chernobyl. No momento finais, descobrimos que ele morreu em Moscou, em 1990, aos 70 anos de idade.
O final de Ulana Khomyuk
O duro trabalho de Ulana Khomyuk para investigar o que aconteceu foi revelado durante este julgamento. Ela conversou com boa parte dos bombeiros e funcionários de Chernobyl antes de suas mortes por conta da radiação.
Os empregados da usina afirmaram que os testes foram conduzidos da mesma forma e que Anatoly Dyatlov foi o responsável por realizá-los.
Khomyuk pediu para Legasov que não mentisse durante a conferência em Viena, promovida pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, na sigla em inglês) e que ocorreu logo após o julgamento. Mesmo assim, ele não deu detalhes sobre uma explosão semelhante que ocorreu na cidade de Leningrado (atual São Petesburgo), com um reator semelhante ao que estava em Chernobyl.
Khomyuk pediu desesperadamente a Legasov que revelasse as mentiras do governo soviético e que arriscasse sua vida para que a justiça fosse feita. Ao invés disso, Valery optou por expor o governo durante o julgamento em questão.
O final de Valery Legasov
O personagem que mais viveu um dilema no final de Chernobyl, pois realmente ficou em dúvida se falaria a verdade sobre os segredos guardados pelo governo soviético ou se protegeria o seu país.
Legasov explicou a ciência por trás do reator que explodiu e culpou Dyatlov. Enquanto isso, uma sequência de flashback mostrou o engenheiro gritando com seus subordinados para conduzirem o teste, mesmo após eles protestarem sobre a segurança do procedimento.
O juiz que presidia o julgamento chegou a interromper a fala de Legasov, mas Scherbina interviu e pediu que o amigo continuasse com seu testemunho. Foi aí que ele revelou a verdade sobre o governo soviético e a indústria nuclear.
[irp posts=”74136″ name=”Chernobyl: o que aconteceu com os personagens na vida real”]
Um dos protagonistas de Chernobyl citou a explosão ocorrida em Leningrado, o fato do governo não ter substituído os reatores RMBK e a acusou a União Soviética de mentir sobre o desastre.
Legasov acabou ameaçado por um agente da KGB e soube que não poderia mais trabalhar com ciência e que seu envolvimento com a investigação do desastre seria negado.
Ele teve sua vida poupada, mas morreria pouco tempo depois, em 1988, um dia após o desastre completar dois anos.
Os momentos finais
Os momentos finais de Chernobyl mostraram as fitas gravadas por Legasov, em que ele revelou a verdade sobre o desastre, bem como o destino de todos os envolvidos no acidente na vida real.
Por exemplo, Dyatlov, Fomin e Bryukhanov tiveram de cumprir 10 anos de trabalhos forçados. Já Luydmilla, esposa do bombeiro Vasily Ignatenko, ainda estava viva e a série revelou que ela vive atualmente em Kiev ao lado de seu filho, mesmo após receber o diagnóstico de que não poderia ser mãe.
E Chernobyl ainda citou o nome de Valery Khodemchuk, um dos funcionários que morreram durante a explosão. Seu corpo nunca foi encontrado e um memorial foi criado em sua homenagem dentro da usina nuclear.
Fonte: Express
Seja o primeiro a comentar