17 séries e filmes censurados na China por razões bizarras

Augusto Ikeda

17 séries e filmes censurados na China por razões bizarras

Todos sabemos que a China possui uma política em que diversos filmes e séries estrangeiros precisam passar por um rigoroso processo para saberem se podem ser exibidos por lá ou não. Por conta disso, muitas produções famosas acabaram sendo censuradas ou até mesmo banidas, e em alguns casos, por motivos que podemos considerar bem bizarros.

Se ficou curioso para saber quais produções famosas foram banidas ou censuradas na China, confira abaixo 17 exemplos.

Filmes

Os Dez Mandamentos

Esse famoso filme silencioso de 1923 acabou sendo banido nos anos 1930. A justificativa dada é que ele era “supersticioso”, por conta de sua temática religiosa e por envolver deuses e entidades.

De Volta Para o Futuro

O primeiro filme de uma das trilogias mais famosas do cinema também não foi perdoado em terras chinesas. Ele acabou banido de lá por envolver viagens no tempo. 

De forma bizarra, ele acabou sendo aprovado para a versão em vídeo na China.

Sete Anos no Tibet

Esse filme protagonizado por Brad Pitt era um censura esperada. Afinal, ele retrata negativamente a China com relação ao Tibet, região que deseja se separar do país. Além disso, os oficiais não gostaram nem um pouco da abordagem dada ao Dalai Lama.

O líder do budismo tibetano é visto como um líder separatista e uma ameaça ao controle da região dos Himalaias que se encontra no território chinês. O mesmo aconteceu com outros filmes de temática semelhante.

Babe – O Porquinho Atrapalhado na Cidade

A sequência do filme do simpático porquinho Babe foi banido da China por um motivo inusitado. O responsável por censurá-lo alegou que existe uma regra em que animais reais não podem aparecer falando de verdade em filmes.

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Sim, o primeiro filme da franquia Harry Potter acabou banido das terras chinesas por duas razões bizarras.

A primeira foi o uso constante de óculos por parte dos seus personagens, enquanto que a segunda que é o personagem Hagrid foi visto como homem transgênero em algumas partes da China.

O filme acabou sendo lançado por lá apenas em 2014, com várias edições.

O Segredo de Brokeback Mountain

Esse polêmico filme foi banido da China por ter homossexualidade, um assunto considerado “muito sensível” por lá. 

Ainda assim, a mídia chinesa elogiou a escolha de Ang Lee (que nasceu em Taiwan. considerada uma “província rebelde” pelos chineses) como Melhor Diretor na cerimônia do Oscar em 2006. No entanto, trechos de seu discurso foram censurados por conta de referências a homossexualidade. 

O Cavaleiro das Trevas

O segundo filme da trilogia dirigida por Christopher Nolan não foi exibido para o público chinês.

O motivo é que a Warner Bros., produtora no filme, nem se deu ao trabalho de submetê-lo à avaliação dos censores por ter notado que ele tem algumas questões “sensíveis” para o público chinês. Em outras palavras, a empresa já aguardava algum tipo de banimento ou censura.

Vale lembrar que um trecho do filme se passa em Hong Kong, região administrativa especial da China que vive se desentendendo com o governo chinês.

Guerra Mundial Z

O filme foi banido por conter zumbis e Brad Pitt como protagonista. Justamente por conta de Sete Anos no Tibet, qualquer filme protagonizado pelo ator foi banido e Pitt sequer pode entrar no país.

Deadpool

O filme do Mercenário Tagarela foi banido por conta de violência, nudez e sua linguagem. Os próprios censores afirmaram que não seria possível fazer as edições sem que isso afetasse a história do filme.

Curiosamente, um ano após o lançamento, Deadpool foi exibido sem cortes, em sete sessões, no Festival Internacional de Filmes de Xangai.

Homem de Ferro 2

O segundo filme solo do Homem de Ferro não foi banido da China, mas sofreu uma pequena censura estranha e bizarra. Por algum motivo, as palavras “Rússia” e “Russo” não foram traduzidas e o som no momento em que foram pronunciadas foi abafado.

Titanic

A famosa cena em que Rose ficou nua para Jack fazer um desenho foi bastante editada para não mostrar os seios da atriz Kate Winslet.

Logan

O último filme de Hugh Jackman na pele do Wolverine teve algumas cenas cortadas por conta de violência e breve nudez. 

Logan também foi o primeiro filme estrangeiro afetado por uma lei chinesa. Ela obriga qualquer produção cinematográfica a ter avisos sobre seu conteúdo para menores de idade em seus materiais de marketing.

Séries

South Park

Esse foi o banimento mais recente. A série South Park, que faz piada e satiriza qualquer coisa, decidiu brincar justamente com essa censura imposta pelo governo chinês para várias coisas.

Como não poderia deixar de acontecer, os criadores Trey Parker e Matt Stone ironizaram a decisão dos censores chineses.

[irp posts=”82690″ name=”Episódio de South Park é banido na China e criadores ironizam”]

Ursinho Pooh

O Ursinho Pooh também foi banido da China por um motivo hilário: o presidente chinês Xi Jinping não gostou nem um pouco de ter sido comparado ao personagem em um meme, que acabou pegando no resto do planeta. 

A medida vale desde 2018. Por conta disso, o filme Christopher Robin, baseado no criador do personagem, também foi banido de lá.

Peppa Pig

O famoso e querido seriado infantil protagonizado pela porquinha Peppa e sua família também foi outra produção banida da China por um motivo bem bizarro.

O desenho começou a ser associado por lá com a subcultura dos gângsteres, após algumas piadas e brincadeiras. A medida vale desde 2018.

Doctor Who

Assim como De Volta Para o Futuro, o famoso seriado britânico Doctor Who também foi banido da China por envolver viagens no tempo.

Attack on Titan

O famoso anime também não escapou das mãos dos censores chineses. A alegação dada é que a franquia criada por Hajime Isayama tem “conteúdo impróprio” e que a intenção era “proteger a saúde dos mais jovens.”

No entanto, muitos acreditam que essa foi desculpa para maquiar o motivo real do banimento: os temas políticos de Attack on Titan, já que existe uma luta contra autoridade dentro da franquia.

Ei Nerd, não deixe de conferir:

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA