Uma releitura futurista com estética cyberpunk e artes marciais para o clássico filme policial de John Woo, Alvo Duplo, foi anunciado como o primeiro longa-metragem de animação totalmente produzido por Inteligência Artificial. A Better Tomorrow: Cyber Border foi apresentado durante o 27º Festival Internacional de Cinema de Xangai
O filme foi produzida pela Quantum Animation, um estúdio especializado em tecnologias emergentes para animação. O diferencial? Todo o processo criativo e técnico — do roteiro à modelagem, animação e renderização — foi realizado com um pipeline 100% impulsionado por IA.
Segundo o produtor Zhang Qing, Cyber Border contou com uma equipe reduzida de apenas 30 pessoas. “A IA derrubou a barreira entre criatividade e execução. O ciclo de produção, que antes levava anos, agora foi concluído em apenas alguns meses”, destacou Zhang.
Um Novo Caminho para a Narrativa de Gênero Chinesa
Além de ser um marco tecnológico, Cyber Border foi apresentado como uma prova de conceito para o futuro da narrativa de gênero na China, misturando ação, ficção científica e técnicas de animação de ponta.
Durante o evento, Zhang Qing fez um apelo aos criadores chineses para que explorem novas formas de propriedade intelectual, ultrapassando os limites do cinema tradicional e investindo em formatos interativos, como games de luta competitivos a nível global.
“Por que os maiores jogos de luta do mundo não são chineses, se todos eles usam movimentos das artes marciais chinesas?”, provocou Zhang. “Precisamos construir o próximo Street Fighter a partir de nossas próprias IPs, como Wong Fei-hung e Nezha.”
Seja o primeiro a comentar