Christopher Nolan afirma que a Netflix “é apenas mais uma moda”

Daniel Amigo

Christopher Nolan afirma que a Netflix “é apenas mais uma moda”

Christopher Nolan está viajando pelo mundo e frequentando vários eventos de divulgação para falar da sua nova produção, Dunkirk. O seu novo filme tem recebido muitos elogios por boa parte dos críticos, que destacaram  o estilo único, as cenas de ação realistas e a forma como o tema de guerra está sendo abordado. Não por acaso, o diretor está aproveitando todas as oportunidades que tem para falar mais a respeito de sua obra. 

Porém, é certo que muitos escritores famosos acabam tendo opiniões fortes e, algumas vezes, bem controversas a respeito de certos temas. E Nolan, que agora está aparecendo em todos os lugares possíveis, acabou deixando a sua língua correr demais. O diretor sempre deixou claro ter uma visão mais tradicional a respeito do cinema, tanto da forma de se gravar e produzir os filmes, como também quando falamos da exibição.

Por isso, não deve ser surpresa para ninguém que a visão do diretor a respeito da Netflix é algo um pouco… Incomum. Vários diretores, artistas e profissionais da indústria do cinema protestaram a respeito dos filmes da gigante de streaming que concorreram ao prêmio Palma de Ouro durante o Festival de Cannes. O El Mundo aproveitou a oportunidade, durante uma entrevista com Nolan, para falar a respeito do assunto, perguntando se ele se importaria se Dunkirk fosse visto em uma televisão ou na Netflix. Aqui, o diretor citou:

“Obviamente. A televisão existe desde a década de 50, e a Netflix é televisão. Quem se importa com a Netflix? Eu não acho que é algo que afeta tudo, não é nada mais do que uma moda passageira, uma tempestade em copo d’água. Qual é a definição de um filme? O que é um filme? Algo que dura duas horas? É um gênero particular? Nada disso. O que sempre definiu um filme é o ato de ver em uma sala de cinema. Nem mais nem menos. Então, o fato de que a Netflix está fazendo filmes para a televisão, competir no Oscar, ou o Festival de Cannes, significa apenas que ela usa os filmes como uma arma promocional. E nada acontece, eles podem fazer isso. Sim, se eu fosse o diretor de um festival de cinema eu não aceitaria, porque eles não são filmes. Mas isso é uma decisão para cada festival, ou para a Academia de Cinema.”

Surpreendente? Talvez, mas nada inesperado, vindo de Nolan. Obviamente, a opinião do diretor é algo no mínimo controverso. Não são muitos produtores dentro do mundo do cinema que teriam coragem de chamar o maior serviço de streaming do planeta como sendo “uma moda passageira”, especialmente quando a Netflix já passou da marca de 100 milhões de assinantes em todo o mundo – número que não para de aumentar.

Sem dúvida, Nolan tem todo o direito de ter a sua opinião a respeito do rumo que as produções cinematográficas estão tomando nos últimos anos… Assim como nós podemos também ter a nossa própria opinião a respeito do que ele parece acreditar.

VEJA MAIS Christopher Nolan Netflix
COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA