Christopher Nolan vai adaptar A Odisséia de Homero para o cinema, com estreia marcada para 2026

Yolanda Magesty

Christopher Nolan vai adaptar A Odisséia de Homero para o cinema, com estreia marcada para 2026

A Universal Pictures acaba de anunciar que o próximo projeto de Christopher Nolan será uma adaptação cinematográfica de uma das obras mais importantes da literatura clássica: A Odisséia de Homero.

O longa-metragem promete ser uma grandiosa épica de ação , filmada em locações ao redor do mundo, utilizando a mais nova tecnologia de filme IMAX. O filme chegará aos cinemas em 17 de julho de 2026.

De acordo com o comunicado divulgado pela Universal, a adaptação de Nolan traz pela primeira vez a história de Odisseu – o rei de Ítaca – às telas de IMAX. “O próximo filme de Christopher Nolan, A Odisséia, é uma épica mítica de ação filmada ao redor do mundo, utilizando a mais nova tecnologia de filme IMAX”, anunciou o estúdio nas redes sociais, com um toque de empolgação para o lançamento.

A obra de Homero, escrita por volta do século 8 aC, narra a longa e perigosa jornada de Odisseu após a Guerra de Tróia, enquanto ele tenta retornar para sua casa e esposa, Penélope.

Com episódios inesquecíveis, como o encontro com os Ciclopes Polifemo, as Sereias e a deusa feiticeira Circe, a obra explora temas de heroísmo, lealdade, inteligência e o embate contra a vontade divina.

Além da grande estreia, o filme contará com um elenco de peso, já anunciado por Nolan: Matt Damon, Tom Holland , Anne Hathaway, Zendaya, Robert Pattinson, Lupita Nyong’o e Charlize Theron são apenas alguns dos nomes confirmados para o elenco, gerando ainda mais expectativa entre os fãs de cinema.

A história que Nolan escolheu para o longo vai contra algumas das especulações mais recentes sobre seus futuros projetos, que são de vampiros a pilotos de helicóptero.

Ainda que esta adaptação de A Odisséia seja uma das mais aguardadas, a obra já foi retratada no cinema em outros benefícios. Entre elas, o filme italiano de 1954, Ulisses, estrelado por Kirk Douglas, a minissérie de 1997, A Odisséia  com Armand Assante, e o icônico filme de 2000 dos Irmãos Coen, Onde os Fracos Não Têm Vez. Recentemente, o drama The Return trouxe Ralph Fiennes e Juliette Binoche como Odisseu e Penélope , respectivamente.

Esse será o segundo filme de Christopher Nolan para a Universal Pictures, depois de Oppenheimer, que conquistou o prêmio de Melhor Filme no Oscar de 2024.

O cineasta já é conhecido por suas grandiosas produções e pela forma como utiliza tecnologias inovadoras no cinema, o que promete fazer de A Odisséia mais uma experiência única nas telonas.

Fonte: Deadline

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA