Cientistas descongelam ‘vírus zumbi’ com mais de 48 mil anos: ‘preocupante’

Giovanna Camiotto

Cientistas descongelam ‘vírus zumbi’ com mais de 48 mil anos: ‘preocupante’

Um laboratório de cientistas descongelou um ‘vírus zumbi‘ que estava congelado há mais de 48 mil anos na Sibéria, na Rússia.

  • “Alexa, tocar minha música favorita!” Conheça a 4ª geração do aparelhinho que é sucesso em vendas no mundo todo. Clique aqui para conferir.

De acordo com o professor Jean-Michel Claverie, da Escola de Medicina da Universidade de Aix-Marselha, as pesquisas realizadas no permafrost (uma camada de terra permanentemente congelada) siberiano não são prejudiciais para os seres humanos.

As últimas pesquisas apontaram cinco novas famílias de vírus e outras duas já revividas anteriormente. A ideia é entender se estes vírus podem trazer algum risco para a espécie humana.

O micro-organismo mais antigo, com base na datação por radiocarbono do solo, foi retirado de um lago subterrâneo a 16 metros abaixo da superfície – tinha quase 48,5 mil anos de idade.

As amostras mais jovens foram encontradas no estômago e na pele dos restos morais de um mamute-lanoso. Elas tinham cerca de 27 mil anos.

Vírus zumbi é motivo de preocupação?

As altas temperaturas estão causando um descongelamento do Ártico, o que pode resultar no despertar destes micro-organismos adormecidos por milhares de anos.

A equipe teme que as pessoas não percebam o quão perigoso pode ser deixar esses vírus antigos reviverem. Alguns podem pensar que é só curiosidade científica, mas a verdade é que isso pode ser uma baita ameaça para a saúde pública.

Vemos esses vírus que infectam amebas como exemplos de todos os outros possíveis vírus que podem estar no permafrost. São vestígios de muitos outros vírus”, disse o professor, temendo o perigo do aumento das temperaturas do Ártico.

A cientista climática do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, Kimberley Miner, compartilha a preocupação.

Há muita coisa acontecendo com o permafrost que é preocupante. Isso realmente mostra que a importância de mantermos o máximo possível do permafrost congelado”, disse.

Além de vírus, o permafrost é uma verdadeira cápsula do tempo, preservando os mais diversos restos mumificados de animais extintos.

  • “Alexa, tocar minha música favorita!” Conheça a 4ª geração do aparelhinho que é sucesso em vendas no mundo todo. Clique aqui para conferir.
VEJA MAIS vírus zumbi
COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA