Clássico inesquecível de fantasia, ‘O Cristal Encantado’ retorna aos cinemas em versão restaurada

Andre Cananea

Clássico inesquecível de fantasia, ‘O Cristal Encantado’ retorna aos cinemas em versão restaurada
Reprodução/Arquivo/The Jim Henson Company

O clássico de fantasia O Cristal Encantado, dirigido por Jim Henson e Frank Oz, voltará às telonas dos Estados Unidos nos dias 12 e 13 de outubro em uma reexibição especial promovida pela Fathom Entertainment. A iniciativa faz parte das comemorações de 70 anos da The Jim Henson Company e promete trazer uma experiência única em alta resolução para os fãs do longa de 1982.

Lançado originalmente pela Universal Pictures em 17 de dezembro de 1982, O Cristal Encantado quebrou paradigmas ao mostrar até onde a arte dos bonecos poderia chegar no cinema. Com uma trama sombria e elementos de fantasia científica, o filme contrastava bastante com os famosos Muppets, principais criações da companhia. Apesar das críticas mistas na época, conquistou público suficiente para se tornar um sucesso moderado de bilheteria e, ao longo dos anos, ganhou status de cult.

Brian Henson, filho de Jim e atual presidente da empresa, relembrou a importância da obra:

Foi o primeiro grande projeto do meu pai no campo da fantasia e da animatrônica. Um marco que abriu um novo capítulo para a companhia.

Brian ainda compartilhou memórias curiosas, como a do lançamento na França, quando apenas uma cópia do filme circulava sob escolta policial para evitar pirataria. Ele mesmo precisou levar um rolo de filme às pressas para o cinema, episódio que acabou mudando sua vida, já que conheceu sua primeira esposa justamente nesse momento.

Com a nova remasterização, o executivo recomenda que o público se atente aos detalhes:

Tudo no filme foi feito à mão por uma verdadeira legião de artistas. O resultado é impressionante e ainda mais bonito nesta versão em alta resolução.

Mesmo quem nunca assistiu ao longa certamente já foi impactado por sua influência. O Cristal Encantado foi referenciado por Steven Spielberg no filme Jogador Nº 1, inspirou a dupla eletrônica The Crystal Method e ganhou em 2019 a elogiada série prelúdio da Netflix, O Cristal Encantado: A Era da Resistência.

Brian Henson ainda deixou no ar a possibilidade de novos projetos:

Sempre estamos inventando nesse universo. Há várias ideias em desenvolvimento, mas não posso dizer o que será o próximo.

Para os fãs de fantasia, esta é a chance perfeita de vivenciar O Cristal Encantado como ele foi pensado: na tela grande, em toda sua magia artesanal. Agora só resta torcer que também seja exibido nos cinemas do Brasil. Com informações do portal The Wrap.

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA