Recentemente, a notícia de que a China alterou o final de Clube da Luta revoltou os fãs do filme e até mesmo o autor do livro, que inspirou a cinegrafia de David Fincher em 1999.
Em uma declaração para lá de irônica no Twitter, Chuck Palahniuk diz: “Você viu essa merda? Isso é SUPER maravilhoso! Todo mundo tem um final feliz na China!”. Em seguida, o autor do romance compartilha o link de seu blog – onde ele continua a tirar sarro da situação.
[irp posts=”120134″ name=”China finalmente lança Clube da Luta, mas com um final alternativo e tosco”]
Na postagem mais longa, o autor brinca que, na nova edição do longa-metragem de sucesso, “a justiça sempre vence. Nada nunca explodiu”.
Confira o tuíte oficial de Palahniuk sobre o novo final de Clube da Luta (em inglês):
Have You Seen This Sh*t?
This is SUPER wonderful! Everyone gets a happy ending in China!https://t.co/saVA2yro9B pic.twitter.com/20UzTi1nyI
— Chuck Palahniuk (@chuckpalahniuk) January 25, 2022
Mais fiel ao livro de Clube da Luta
No entanto – por uma ironia do destino ou não –, Palahniuk diz ao site do TMZ que o final chinês é muito mais fiel ao livro do que no filme de Brad Pitt. (Se interessou em conhecer? Compre o livro com desconto e opção de frete grátis clicando aqui).
“Da forma como a China alterou a história, o final ficou quase exatamente igual ao fim do livro. Ao contrário do final de Fincher, que era mais espetacular, mais visual”.
O autor ainda continua alegando que não acredita que “era a intenção” dos censores chineses, mas que “eles provavelmente leram o livro e se perguntaram: ‘Qual é o meio-termo ideal aqui?’”.
O mais curioso em sua declaração ao portal é que o livro original – que a explosão não acontece devido a uma falha nas bombas e que o narrador também acaba em um hospital psiquiátrico – também foi banido nos Estados Unidos.
“O sistema prisional do Texas proibiu meus livros em suas bibliotecas, várias escolas públicas e a maioria das escolas particulares se recusam a disponibilizar os meus livros. Mas só é um problema quando a China muda o final de um filme? Eu lido com a censura há muito tempo”.
Seja o primeiro a comentar