Com Sean Penn na produção, barsileiro ‘Manas’ ganha força para o Oscar 2025

Andre Cananea

Com Sean Penn na produção, barsileiro ‘Manas’ ganha força para o Oscar 2025
'Manas' (Divulgação)

O ator e cineasta Sean Penn acaba de se tornar produtor executivo de Manas, longa de estreia da diretora brasileira Marianna Brennand. O filme, que já conquistou 26 prêmios internacionais, entre eles o de Melhor Direção na mostra Venice Days do Festival de Veneza, agora ganha ainda mais força na temporada de premiações com o apoio do vencedor de dois Oscars.

Além de Sean Penn, o time de produtores executivos reúne nomes de peso: Walter Salles, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025 com Ainda Estou Aqui; os irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, duas vezes vencedores da Palma de Ouro; e Maria Carlota Bruno, produtora de Ainda Estou Aqui.

A força de Manas

Baseado em dez anos de pesquisa na Amazônia, o longa acompanha Marcielle, uma jovem de 13 anos da Ilha de Marajó que enfrenta o silêncio de uma sociedade marcada pela violência contra mulheres e crianças. Com forte impacto social e narrativo, a obra já foi exibida em mais de 70 salas no Brasil, onde manteve uma impressionante carreira de 13 semanas em cartaz — um feito raro para um filme brasileiro independente.

No exterior, Manas já chegou a países como Bélgica, França, Portugal, Luxemburgo e Holanda, e em breve terá lançamento nos Estados Unidos pela distribuidora KimStim, em até 20 cidades.

Sean Peen em cena de ‘Animals in War’ (2025), ainda inédito por aqui (Reprodução)

A reação de Sean Penn

Após assistir ao filme, Sean Penn descreveu a obra como “profundamente emocionante e importante”, ressaltando sua relevância social e a forma como dá voz a histórias frequentemente silenciadas. Mariana, por sua vez, destacou a admiração pelo ator e ativista:

Sean sempre foi uma inspiração, não só como cineasta, mas como humanitário. Tê-lo como produtor executivo é uma honra e um passo essencial na trajetória de Manas.

Caminho ao Oscar

Manas está entre os 16 filmes em análise para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. Caso seja escolhido, Marianna Brennand pode se tornar a primeira brasileira indicada na categoria, consolidando sua posição como uma das vozes mais importantes do cinema nacional contemporâneo. Com informações do portal Deadline.

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA