Com Sean Penn na produção, barsileiro ‘Manas’ ganha força para o Oscar 2025

Andre Cananea

Com Sean Penn na produção, barsileiro ‘Manas’ ganha força para o Oscar 2025
'Manas' (Divulgação)

O ator e cineasta Sean Penn acaba de se tornar produtor executivo de Manas, longa de estreia da diretora brasileira Marianna Brennand. O filme, que já conquistou 26 prêmios internacionais, entre eles o de Melhor Direção na mostra Venice Days do Festival de Veneza, agora ganha ainda mais força na temporada de premiações com o apoio do vencedor de dois Oscars.

Além de Sean Penn, o time de produtores executivos reúne nomes de peso: Walter Salles, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025 com Ainda Estou Aqui; os irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, duas vezes vencedores da Palma de Ouro; e Maria Carlota Bruno, produtora de Ainda Estou Aqui.

A força de Manas

Baseado em dez anos de pesquisa na Amazônia, o longa acompanha Marcielle, uma jovem de 13 anos da Ilha de Marajó que enfrenta o silêncio de uma sociedade marcada pela violência contra mulheres e crianças. Com forte impacto social e narrativo, a obra já foi exibida em mais de 70 salas no Brasil, onde manteve uma impressionante carreira de 13 semanas em cartaz — um feito raro para um filme brasileiro independente.

No exterior, Manas já chegou a países como Bélgica, França, Portugal, Luxemburgo e Holanda, e em breve terá lançamento nos Estados Unidos pela distribuidora KimStim, em até 20 cidades.

Sean Peen em cena de ‘Animals in War’ (2025), ainda inédito por aqui (Reprodução)

A reação de Sean Penn

Após assistir ao filme, Sean Penn descreveu a obra como “profundamente emocionante e importante”, ressaltando sua relevância social e a forma como dá voz a histórias frequentemente silenciadas. Mariana, por sua vez, destacou a admiração pelo ator e ativista:

Sean sempre foi uma inspiração, não só como cineasta, mas como humanitário. Tê-lo como produtor executivo é uma honra e um passo essencial na trajetória de Manas.

Caminho ao Oscar

Manas está entre os 16 filmes em análise para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. Caso seja escolhido, Marianna Brennand pode se tornar a primeira brasileira indicada na categoria, consolidando sua posição como uma das vozes mais importantes do cinema nacional contemporâneo. Com informações do portal Deadline.

COMPARTILHE Facebook Twitter WhatsApp

Leia Também


ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA