por Eron Barbosa
Hoje, 23 de julho, o xadrez vai entrar em cena no Esports World Cup 2025, como uma das modalidades principais do evento.
No meio de FPS, MOBAs e Battle Royal, o jogo de estratégia mais antigo e conhecido da história entra em cena pra conquistar um palco só dele. Os holofotes ficam para um jogo de tabuleiro, e a premiação é digna da realeza: US$1,5 milhão que vai ser fatiado, e aos melhores jogadores, os melhores cortes.
O jogo clássico é conhecido por ser um jogo de tabuleiro, porém a realidade é outra. Uma das formas mais conhecidas de se jogar xadrez é com o uso da internet, ou seja, de forma técnica, o xadrez foi convertido ao mundo digital, e por isso, o alcance do jogo atingiu novos horizontes.

Imagem: Divulgação/EW/C2025
Entre os jogadores na EWC 2025, vários jogadores famosos do mundo do xadrez internacional vão concorrer ao prêmio máximo, e um desses nomes é o absoluto rei do xadrez: Magnus Carlsen, o Mozart do Xadrez, campeão e grande mestre do jogo. Ele se juntou a Team Liquid para auxiliar a Cavalaria na jornada pelos US$27 milhões de dólares na pontuação de grupos da Copa.
E não para por ai! Outros campeões também fizeram as conexões com outras organizações do mundo do Esports – a EWC 2025 é um campeonato de grupo, por isso, ser os maiores mestres do xadrez mundial se aliando com os times de Esports é um passo para o mundo todo dos esportes, tanto os Esports quanto os jogos de tabuleiro.
Magnus e outros 11 jogadores do mundo todo foram direto para a chave superior graças as pontuações no ranking da CCT (Champions Chess Tour), a organização responsável pelo circuito de xadrez rápido que pontua seus maiores jogadores.
Com 12 jogadores confirmados, só faltam 4 vagas, e nesta quarta-feira (23), vai acontecer a fase de grupos na EWC 2025, aonde os vencedores irão para os playoffs com os jogadores que já estão com as posições garantidas.
Essa vai ser uma nova oportunidade para ver o xadrez sendo jogado em nível mundial, onde os jogadores pensam três, cinco ou nove jogadas à frente para alcançar o xeque-mate.
A existência do xadrez é o início dos jogos digitais, e com a evolução do mundo digital, se tornou um com o Esports – a adaptação do xadrez mantém o jogo vivo e operante em todo o mundo, e depois deste evento, é fácil ver que o xadrez vai continuar existindo pelo resto da humanidade.
A transmissão vai ser feita pelos canais oficiais da EWC, e podem ser vistas pelo YouTube.
Seja o primeiro a comentar