Como divulgar Homem-Aranha: Longe de Casa sem afetar Vingadores 4

Augusto Ikeda

Como divulgar Homem-Aranha: Longe de Casa sem afetar Vingadores 4

A Marvel, como todos nós já notamos, está fazendo o possível para manter segredo a respeito de Vingadores 4, seja a sua história, personagens e até mesmo o seu título oficial. Só que o grande filme da franquia deve se tornar uma pedra no sapato para o pessoal responsável pelo marketing de Homem-Aranha: Longe de Casa.

Como sabemos, o filme será lançado em julho de 2019, apenas 2 meses após o grande título do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM). Como esse período é muito curto entre um longa e o outro, existe um problema em potencial: o marketing de Homem-Aranha: Longe de Casa pode revelar alguns spoilers de Vingadores 4.

Vale lembrar que em Vingadores: Guerra Infinita, Peter Parker foi uma das vítimas do estalar de dedos de Thanos, sendo que se especulava o oposto: ele estaria a salvo justamente por conta da sequência de seu filme solo, que estreia logo em seguida. Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, já revelou que Longe de Casa começa alguns minutos após o término de Vingadores 4.

[irp posts=”58698″ name=”Homem-Aranha: Longe de Casa pode introduzir o Camaleão; entenda”]

Continuamos apostando que ele será revivido de alguma forma, mas a Marvel e Sony precisam pensar em uma estratégia de marketing que não conte os detalhes ou até mesmo o final de Vingadores 4, especialmente se levarmos em conta que as campanhas dos dois filmes irão se cruzar em algum momento.

E isso pode causar um sério problema: a Sony, que com certeza, está preocupada apenas com o Homem-Aranha, pode acabar revelando detalhes que a Marvel Studios e os Irmãos Russo, diretores do filme, querem manter em segredo, como o destino da Tia May, Ned e os demais integrantes do círculo social de Peter. Um outro exemplo é que o marketing do filme pode revelar o que aconteceu com Nova York após o estalar de dedos de Thanos.

Em outras palavras, o marketing de Longe de Casa, por sua natureza, precisa revelar pequenas coisas que são inevitáveis. Mas isso também pode mostrar alguns detalhes de Vingadores 4 e estragar um pouco a experiência daqueles que não querem saber nada de sua história ou o destino dos seus personagens.

E quais são as melhores opções?

A melhor opção para a Sony é que ela utilize uma campanha muito tímida no início, para mais tarde, colocá-la nos trilhos pouco depois do lançamento de Vingadores 4. O Homem-Aranha é uma marca muito forte e está ainda mais popular após seu ingresso no UCM. A Sony até pode aproveitar a campanha de marketing do grande filme da franquia, mas precisa ter em mente que não poderá revelar muita coisa.

No entanto, isso também pode ser um problema. Basta olhar o que aconteceu com Han Solo: Uma História Star Wars. O filme do caçador de recompensas demorou para fazer sua divulgação e ficou longe de arrecadar aquilo que desejava.

Se a Sony também está disposta a não assumir esse risco, a campanha de marketing de Homem-Aranha: Longe de Casa terá de revelar mínimos detalhes de Vingadores 4 antes do filme ser lançado nos cinemas, e não teremos outra escolha a não ser aceitar isso. Afinal de contas, a Sony ainda possui os diretos do Homem-Aranha em suas mãos e ela tem o direito de fazer o que achar melhor para promover a sequência.

[irp posts=”58709″ name=”Tom Holland, o Homem-Aranha, pode ter dado spoiler de Vingadores 4″]

Por fim, uma solução que também é aceitável (apesar de questionável, para muita gente) é utilizar uma campanha mais obscura. Longas como Cloverfield, Ex_Machina: Instinto Artificial e Um Lugar Silencioso optaram por esconder suas narrativas durante suas campanhas de divulgação, o que, por consequência, revelou mínimos detalhes.

Outras opções semelhantes são adotar campanhas de marketing virais ou usar a estratégia da “direção falsa”, algo que Vingadores: Guerra Infinita utilizou ao mostrar imagens falsas do Hulk, bem como Deadpool 2, que revelou a X-Force em ação, sendo que a equipe mal sobreviveu a sua primeira missão.

De qualquer forma, já podemos imaginar que a Disney e a Marvel já devem estar conversando com a Sony uma forma de fazer a divulgação de Homem-Aranha: Longe de Casa sem revelar grandes detalhes do que irá acontecer em Vingadores 4. Afinal de contas, por mais que o herói seja extremamente popular, pode apostar que o público também quer ficar em choque da mesma forma que aconteceu em Guerra Infinita. E pequenos detalhes revelados antes da hora podem tirar um pouco dessa mágica.

Em alguns meses, já devemos ter alguma resposta sobre como todas as partes irão solucionar esse aparente problema. Só esperamos que seja da melhor forma possível.

Fonte: CBR

Ei Nerd, não deixe de conferir:

COMPARTILHE Facebook Twitter Instagram

Leia Também


Mais Lidas

ASSINE A NEWSLETTER

Aproveite para ter acesso ao conteúdo da revista e muito mais.

ASSINAR AGORA