Tanto o anime quanto o mangá de Dragon Ball Super estão em hiato. Neste ano, foi lançado Dragon Ball Daima, uma minissérie, que também já terminou, mas o fato é que a franquia não está andando com sua história principal. Mas, no entanto, existem pelo menos três formas de isso mudar a partir do próximo ano.
A franquia vem sendo alvo de uma disputa judicial desde a morte de Akira Toriyama, em 2024. De um lado está a editora Shueisha, enquanto do outro está a Capsule Corp., empresa com nome baseado na saga, criada por um antigo editor do mangaká. As duas corporações possuem direitos sobre itens diferentes e isso tem atrapalhado o andamento.
De qualquer forma, 2026 pode ser o ano em que isso se resolverá definitivamente e Dragon Ball tem três frentes que podem colocar a saga no topo de novo.
O mangá
Com a morte de Toriyama, Toyotaro se tornou o responsável pelo mangá. Apenas um capítulo foi publicado após o falecimento do criador, e mesmo assim, com base em rascunhos e anotações deixados por ele. Desde então, a história está em hiato e Toyotaro tem se dedicado a outros projetos.
O problema é que Dragon Ball Super deixou pontas soltas muito importantes, a principal delas sendo a forma Black Freeza do grande vilão da história. Com essa transformação, Freeza foi capaz de nocautear Goku e Vegeta no ápice de seu poder, com extrema facilidade. A história precisa continuar a partir daí.
Uma alternativa seria encerrar oficialmente Dragon Ball Super e iniciar uma continuação sob um novo nome, com liberdade total para Toyotaro criar. Isso pode acontecer já em 2026.
O anime
Muita coisa aconteceu no mangá de Dragon Ball Super desde o Torneio do Poder, onde o anime parou. Material para adaptar é o que não falta, incluindo os arcos de Broly e Super Hero, que viraram filmes. Mas talvez o caminho, pelo menos para agora, não seja seguir com a saga principal.
Acontece que 2026 marca os 30 anos de uma das produções que mais divide opiniões na franquia: Dragon Ball GT. Apesar de não ser canônico e descaracterizar muita coisa, o anime tem seus pontos fortes que poderiam muito bem ser explorado e até ampliados em um remake. Se Dragon Ball Daima aconteceu, não é absurdo pensar nisso para o próximo ano.
O filme
Há rumores de que, apesar de tudo, um filme de Dragon Ball está em desenvolvimento. O animador Katsuyoshi Nakatsuru foi questionado sobre isso por ninguém menos do que Kazuhiko Torishima, o polêmico editor de Akira Toriyama, e não confirmou – mas também não negou.
Filmes de animes, no geral, estão em alta, e Dragon Ball pode muito bem se aproveitar disso para voltar a ter relevância. As últimas experiências da franquia no cinema foram positivas e uma nova produção do tipo também poderia ajudar a saga a caminhar para frente, algo que não acontece há tempos. Quem acredita no filme, diz que ele pode sair ainda no primeiro semestre de 2026.





Seja o primeiro a comentar